Última atualização 26/08/2022 | 07:47
Duas pesquisas divulgadas na noite desta quinta-feira, 25, apontam exatamente o mesmo cenário. Tanto na Ipec/TV Anhanguera, quanto na Real Time Big Data/TV Record, Ronaldo Caiado (União Brasil), candidato à reeleição, tem ampla frente em relação ao segundo colocado, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota). Os números indicam, inclusive, possibilidade de vitória do atual governador ainda no primeiro turno.
No primeiro levantamento Ipec/TV Anhanguera, Caiado soma 48% das intenções voto na estimulada, quando uma ficha com os nomes dos candidatos é apresentada aos ouvidos. O governador tem 27 pontos percentuais de frente sobre Mendanha, que contabiliza 21% da preferência dos goianos.
Já bem atrás aparece o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), lembrado por 4% dos consultados. Na sequência estão a professora Helga (PCB), com 2%; Cintia Dias (Psol), Edigar Diniz (Novo) e Professor Pantaleão (UP) com 1% cada. O ex-reitor da PUC-Goiás Wolmir Amado (PT) não pontuou e os votos brancos e nulos somam 11%. Outros 10% se declaram indecisos.
O Ipec ouviu 800 eleitores entre os dias 22 e 24 de agosto, em 35 cidades goianas. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo GO-02234/2022.
No cenário em que se contabilizam apenas os votos válidos, o governador Ronaldo Caiado estaria eleito já no primeiro turno, em 2 de outubro, já que foi o escolhido por 61% dos ouvidos. Mendanha aparece em segundo, com 26%. A diferença é de 35 pontos porcentuais.
Real Time Big Data
Já a quarta rodada da pesquisa Real Time Big Data, divulgada pela TV Record, aponta Ronaldo Caiado com 45% das intenções de voto, 24 pontos percentuais à frente de Mendanha. O atual governador apresentou crescimento de oito pontos porcentuais em comparação ao que registrava no final de julho.
Gustavo Mendanha teve leve oscilação positiva, saltando de 19% para 21%. Em terceiro lugar, surge o major Vitor Hugo, com 10%, mesmo percentual da rodada anterior. Wolmir Amado é o quarto com 5% e Cintia Dias tem 2% das menções na modalidade estimulada. Edigar Diniz tem 1% e os demais candidatos não pontuaram. Nulos e brancos ou não opinaram somam 16%.
O levantamento do instituto Real Time Big Data ouviu 1,5 mil pessoas entre 23 e 24 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo GO-08106/2022.