Press "Enter" to skip to content

“Pessoas com fé têm uma imunidade maior”, diz psicóloga

Última atualização 15/01/2021 | 15:43

Dr.ª Ana Lídia Agel é psicóloga, terapeuta familiar e concedeu entrevista nesta quinta-feira, 14, ao Dário do Estado, sobre a saúde mental, lembrada especialmente neste mês de janeiro. “O janeiro branco, principalmente depois da pandemia, é uma campanha que está crescendo, apesar de existir desde 2014. Depois de tanta crise, a saúde mental deu o alerta. Em Goiânia, ela foi instituída por lei em 2017. O branco é uma menção à uma folha em branco, que é te é oferecida para que você escreva uma nova história. O tema deve ser tratado sem preconceitos… saúde mental é equilíbrio”, define a psicóloga.

Qual a importância de ter metas para o novo ano?

“Uma pessoa sem metas e sem planejamento é uma pessoa sem sentido, sem propósito na vida. Quando a pessoa senta e projeta uma vida e ela tem alvos a alcançar. Essa pessoa tem um estímulo para levantar da cama todos os dias”, explica Ana Lídia. É também possível, por meio da procrastinação, que as pessoas estabeleçam metas, não realizem e fiquei ainda mais frustradas. Para isso, a terapeuta tem uma solução: “estabeleça metas de acordo com a prioridade! E não se cobre tanto… não seja um carrasco de si. É melhor feito, do que perfeito!”.

A psicóloga explica que temos quatro pilares de sustentação da vida, que precisam estar em equilíbrio: O pilar pessoal, profissional, social e espiritual. “A pessoa precisa ter alguma fé, para que ela possa se amparar”, diz a profissional, afirmando que hoje a ciência já comprova este fato. “Uma pessoa que faz terapia, toma vitaminas, mas não faz atividade física… não está equilibrada. Vamos supor outra pessoa que tenha uma mente positiva, mas ela não tem uma boa alimentação… ela se sabota por outro lado”, dá exemplos.

A importância da fé na saúde

“A fé era mensurada como nível de inteligência. Da mesma forma que existe o QI, quociente de inteligência, e o QE, o quociente emocional, existe o QS, quociente espiritual, que é uma inteligência espiritual que pode ser mensurável e que pode impulsionar a sua vida em crescimento”, conta Ana. “Até em termos de doença… pessoas com fé têm imunidade maior. Quando a pessoa tem uma inteligência espiritual, essa pessoa tem mecanismos de reequilíbrio para ela se manter bem“, aponta.

Por fim, a profissional, revela a importância de ter a vida em ordem: “Quanto mais a pessoa tem equilíbrio, mas ela tem alegria de viver. E não seja um coronel de si mesmo! Tenha paciência com suas limitações. Não deu certo hoje? A cada segundo ainda dá tempo. A cada manhã.”

Assista a muito mais na entrevista completa, sobre ansiedade, depressão, e como vencer estes males emocionais logo acima!