Press "Enter" to skip to content

Petrobras anuncia novo aumento de preço do gás encanado para distribuidoras em 19%

Última atualização 29/04/2022 | 18:01

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que vai reajustar o preço de venda de gás natural para as distribuidoras de todo o país em 19%. Os novos valores começam a valer a partir de domingo (1). O gás natural é o usado nas residências que têm gás encanado que também é o mesmo do GNV, usado para abastecer carros. O produto também é considerado um importante insumo para várias indústrias. O aumento, porém, não tem relação com os preços do gás de botijão.

O preço do produto é formada pelo valor cobrado pela estatal, os tributos federais e estaduais, além das margens de lucro de distribuidoras e revendedoras. Segundo a empresa, a elevação levou em conta as variações do petróleo brent e da taxa de câmbio.

Novo preço vale até 31 de julho

Apesar do preço do gás natural vendido pela Petrobras ser corrigido trimestralmente, os valores do GNV veicular este ano já estavam em alta nos postos. Isso porque outros combustíveis como gasolina e diesel, também sofreram reajustes.

Este ano, considerando os preços médios mensais da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o custo do GNV nos postos do país subiu 9,74%. A gasolina teve alta de 8,62% e o diesel, 23,47%. Já o valor do gás de botijão, que não tem relação com o preço do gás natural às distribuidoras, teve alta de 10,94% desde dezembro.