Press "Enter" to skip to content

PF cumpre dois mandados de prisão em Goiás contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro

Última atualização 17/08/2023 | 10:31

Nesta quinta-feira, 17, a Polícia Federal cumpriu dez mandados de prisão preventiva, sendo duas delas realizadas em Goiás, além de 16 mandados de busca e apreensão, das quais também duas foram no estado goiano. Os mandados são parte da 14º fase da Operação Lesa Pátria que objetiva identificar as pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos golpistas no dia 8 de janeiro.

Entre as pessoas presas em Goiânia, está a cantora gospel Fernanda Ôliver, que participou dos atos golpistas e chegou a ficar conhecida por cantar nos acampamentos bolsonaristas ilegais que ficaram em frente a quartéis-generais do Exército, depois das eleições de outubro de 2022.

Na ocasião, os prédios dos três poderes da União foram invadidos em Brasília (DF), tendo patrimônio público danificado. Além do estado de Goiás, os mandados de prisão, busca e apreensão também foram realizados nos estados da Bahia, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal.

Operação da Polícia Federal investiga os envolvidos, em tese, por crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

De acordo com a investigação, os suspeitos investigados nessa fase da Operação utilizavam o termo “Festa da Selma” como codinome para se referir às invasões e organizar o transporte e convidar pessoas para as invasões. Era, também, com esse codinome que os envolvidos compartilhavam coordenadas e instruções para invadir os prédios públicos.

A Polícia Federal informou, ainda, que os suspeitos recomendavam que não levassem idosos e crianças e para os demais de se prepararem para enfrentar a polícia e usavam termos como “guerra”, “ocupar o Congresso” e “derrubar o governo constituído”.