PGR pede abertura de inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação

PGR pede abertura de inquérito para investigar Bolsonaro por prevaricação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (2) para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação após ter sido informado de possíveis irregularidades na compra de vacinas da Covaxin. Informações são do G1.

A informação sobre as compras de vacinas foi dada pelo deputado Luis Miranda (DEM-DF) e pelo irmão, o servidor público Luis Ricardo Miranda, durante a CPI da Covid na última sexta-feira (26). De acordo com os irmãos, Bolsonaro teria sido avisado durante uma reunião no dia 20 de março sobre suspeitas de irregularidades no contrato de compras do imunizante. O inquérito irá buscar esclarecer se Bolsonaro prevaricou diante a denúncia, ou seja, não tomo as devidas medidas.

Sobre ás denúncias, o governo afirmou que Bolsonaro avisou o então ministro Eduardo Pazuello sobre as suspeitas no dia 22 de março. Só que Pazuello foi exonerado no dia seguinte. O contrato da compra de doses da Covaxin apenas foi suspenso essa semana, mais de três meses após a denúncia.

O pedido de investigação ocorre após a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrar uma posição da procuradoria sobre a notícia-crime apresentada por três senadores ao tribunal pedindo a investigação das denúncias.

A PGR teria pedido então para que fosse guardado a conclusão da CPI, mas a ministra afirmou que a apuração da comissão não impede a atuação do Ministério Público Federal.

Outra questão investigada é se há indícios de que o delito teria sido cometido por interesse próprio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Confira o que abre e fecha em Goiânia

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, traz alterações nos horários de funcionamento de vários estabelecimentos e serviços em Goiânia. É importante estar informado sobre o que abre e o que fecha para evitar inconvenientes.

Shoppings

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, os shoppings de Goiânia mantêm horários especiais, mas em geral, permanecem abertos. No Goiânia Shopping, as lojas e a praça de alimentação e lazer funcionam das 10h às 22h e das 10h às 22h30, respectivamente.

No Aparecida Shopping, as lojas abrem das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h. Já no Passeio das Águas Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h30.

Supermercados

Os supermercados em Goiânia geralmente mantêm seus horários normais durante o feriado. De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), a maioria dos supermercados segue funcionando normalmente, embora alguns possam adotar horários de domingo, abrindo mais tarde, das 08h às 21h.

Repartições públicas

As unidades do Atende Fácil estarão fechadas neste sábado, 12, retornando o atendimento na segunda-feira, 14, das 7h às 19h. Já os atendimentos na saúde pública funcionarão em âmbito de emergência e urgência, com funcionamento 24 horas e classificação de prioridade para casos mais graves.

No lazer, os parques Zoológico e Mutirama irão funcionar normalmente, com atividades voltadas para a comemoração do Dia das Crianças. O Parque Mutirama funcionará das 10h às 16h e o Zoológico das 08h30 às 17h, com compra nas bilheterias até às 16h.

Os outros dois órgãos seguem em funcionamento normal, com volta na segunda-feira, 14.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos