Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” do Centro Cultural UFG

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) realiza o Projeto Allegro com o apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro BR. O programa de encerramento terá J. S. Bach (1685 – 1750) – Partita nº 2 em Dó menor e F. Chopin (1810 – 1849) – 4 Baladas. Portanto, dois grandes nomes da música clássica serão executados pela portuguesa Luísa Tender. A pianista orienta com regularidade masterclasses e é presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).

De acordo com Luísa Tender, proporcionar momentos gratificantes ao público é uma missão sempre difícil. “Estou particularmente entusiasmada com este concerto. Tenho a expectativa de conseguir criar, através deste programa de Bach e Chopin, um momento especial para mim e, sobretudo, para o público”.

Segundo a pianista, a escolha do programa é uma inspiração dos corais e instrumentais da obra de Bach – nas Paixões, na Missa em si menor, nas Cantatas. Já as Baladas de Chopin têm um carácter narrativo, como se em cada uma delas se contasse uma história. “Ao unir Bach e Chopin, tão contrastantes neste recital, temos também alguns notáveis momentos contrapontísticos do compositor romântico, nomeadamente na segunda e quarta Baladas”, explica.

Série “Allegro”

O Centro Cultural UFG visa estreitar laços e promover uma maior interação com o público, pois acredita que a difusão da música de concerto para piano é uma contribuição valiosa para a sociedade e enriquece a vida cultural, tanto de Goiânia, quanto de Goiás.

“A série finaliza a segunda edição, fortalecendo ainda mais a tradição de excelência na música para piano, que remonta aos primórdios da capital. Essa herança cultural é essencial para garantir os benefícios deste importante legado”, explica a coordenadora de Programação de Artes e Cênicas do CCUFG, Consuelo Quireze Rosa.

Aliando-se a outras iniciativas que promovem a difusão da música de concerto em nossa cidade, o projeto Allegro Concertos CCUFG/ SICOOB UniCentro Br vem somar e fortalecer a cultura musical de Goiás, dando continuidade, assim, a um legado cultural duradouro para as gerações futuras.

Serviço
Assunto: Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” Quando: sábado (02/12/2023), às 20h
Onde: Teatro do CCUFG, situado na Av. Universitária, 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)
Mais informações: (62) 3209-6251
Entrada franca!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos