Press "Enter" to skip to content

Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” do Centro Cultural UFG

Última atualização 01/12/2023 | 10:54

O Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG) realiza o Projeto Allegro com o apoio do Instituto Cultural SICOOB UniCentro BR. O programa de encerramento terá J. S. Bach (1685 – 1750) – Partita nº 2 em Dó menor e F. Chopin (1810 – 1849) – 4 Baladas. Portanto, dois grandes nomes da música clássica serão executados pela portuguesa Luísa Tender. A pianista orienta com regularidade masterclasses e é presidente da assembleia-geral da EPTA-Portugal (European Piano Teachers Association).

De acordo com Luísa Tender, proporcionar momentos gratificantes ao público é uma missão sempre difícil. “Estou particularmente entusiasmada com este concerto. Tenho a expectativa de conseguir criar, através deste programa de Bach e Chopin, um momento especial para mim e, sobretudo, para o público”.

Segundo a pianista, a escolha do programa é uma inspiração dos corais e instrumentais da obra de Bach – nas Paixões, na Missa em si menor, nas Cantatas. Já as Baladas de Chopin têm um carácter narrativo, como se em cada uma delas se contasse uma história. “Ao unir Bach e Chopin, tão contrastantes neste recital, temos também alguns notáveis momentos contrapontísticos do compositor romântico, nomeadamente na segunda e quarta Baladas”, explica.

Série “Allegro”

O Centro Cultural UFG visa estreitar laços e promover uma maior interação com o público, pois acredita que a difusão da música de concerto para piano é uma contribuição valiosa para a sociedade e enriquece a vida cultural, tanto de Goiânia, quanto de Goiás.

“A série finaliza a segunda edição, fortalecendo ainda mais a tradição de excelência na música para piano, que remonta aos primórdios da capital. Essa herança cultural é essencial para garantir os benefícios deste importante legado”, explica a coordenadora de Programação de Artes e Cênicas do CCUFG, Consuelo Quireze Rosa.

Aliando-se a outras iniciativas que promovem a difusão da música de concerto em nossa cidade, o projeto Allegro Concertos CCUFG/ SICOOB UniCentro Br vem somar e fortalecer a cultura musical de Goiás, dando continuidade, assim, a um legado cultural duradouro para as gerações futuras.

Serviço
Assunto: Pianista portuguesa realiza concerto na série “Allegro” Quando: sábado (02/12/2023), às 20h
Onde: Teatro do CCUFG, situado na Av. Universitária, 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia (GO)
Mais informações: (62) 3209-6251
Entrada franca!