Um cão da raça pitbull atacou três pessoas e acabou sendo baleado após avançar em um policial na cidade de Xanxerê, localizada no Oeste de Santa Catarina. O tutor do animal deve responder por maus-tratos, conforme informou a Polícia Militar.
O incidente ocorreu na manhã de terça-feira (7), mas somente foi divulgado pela PM na sexta (10). O pitbull residia em uma casa no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Após receberem chamado sobre pedestres sendo atacados pelo cachorro, a PM se dirigiu ao local, onde presenciaram o animal agredindo uma das vítimas e tentaram afugentá-lo com o uso da sirene da viatura.
Diante disso, o cão partiu para cima de um dos policiais, que acabou atirando no cachorro. Três pedestres foram atacados no total, incluindo um homem de 43 anos ferido na perna esquerda, um jovem de 24 anos mordido na perna direita e uma mulher de 50 anos mordida nas pernas e coxa, segundo relatório policial.
Após a morte do pitbull, verificou-se que o local onde o animal ficava na casa era inadequado e representava riscos tanto para o cão quanto para as pessoas próximas. A equipe de bombeiros e uma médica veterinária da prefeitura confirmaram as condições precárias em que o animal estava sendo mantido, caracterizando maus-tratos e omissão de cautela.
A tutora do cachorro foi contatada por telefone sobre o ocorrido, uma vez que não estava presente na residência. As vítimas receberam socorro dos bombeiros e foram encaminhadas ao hospital para realização de exames. A importância de garantir ambientes seguros e adequados para animais de estimação foi ressaltada pelas autoridades locais após o trágico incidente.