Plataformas digitais reduzem espera por medicamentos de alto custo

O uso da tecnologia tem favorecido de forma significativa a população que necessita de atendimento nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Um desses benefícios é verificado no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), especializado em formalizar os processos e fazer a dispensação de medicamentos especializados.

Em média, o tempo de espera do paciente na unidade para a realização de procedimentos diversos diminuiu de uma hora para cerca de 25 minutos, uma redução de tempo de de 58%.

Diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto destaca que a redução do tempo de espera do paciente está relacionada ao êxito do uso da plataforma digital implementada no fim de 2022. As pessoas que necessitam da medicação de alto custo oferecida pelo Cemac têm duas opções para fazer os procedimentos de forma digital. A primeira, é pelo portal Expresso, do Governo de Goiás. A segunda é pelo próprio portal da SES-GO.

Nos links é possível solicitar abertura de processos, pedir renovação, consultar os estoques de medicamentos, acompanhar o andamento dos processos e também cadastrar pessoas para a retirada de medicamentos. A modernização adotada pelo Cemac está sendo referência para unidades de outros Estados, entre eles Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso.

MAIS CONFORTO

“A execução dos serviços pelo site da SES-GO reduziu o atendimento presencial. Na maioria das vezes, as pessoas se dirigem hoje ao Cemac apenas para buscar ou submeter-se à aplicação do medicamento”, pontua Roney Pereira.

Os pacientes podem fazer os procedimentos para ter acesso ao medicamento da própria residência, sem necessidade de se deslocar ao Juarez Barbosa.

No ano passado 234.212 pessoas foram atendidas por equipes do Cemac em Goiânia. A dispensação também é feita nas seis Policlínicas do estado e na Regional de Saúde de Anápolis.

Roney Pereira explica que, além de diminuir o tempo de espera na unidade, a realização dos processos pela ferramenta digital proporciona outros benefícios, entre os quais a diminuição do período para acesso ao medicamento – estimado hoje em cinco dias – redução da transmissão de doenças motivadas por aglomeração, diminuição das filas, atendimento diferenciado, melhor assistência e atenuação do estresse.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp