Plataformas digitais reduzem espera por medicamentos de alto custo

O uso da tecnologia tem favorecido de forma significativa a população que necessita de atendimento nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Um desses benefícios é verificado no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), especializado em formalizar os processos e fazer a dispensação de medicamentos especializados.

Em média, o tempo de espera do paciente na unidade para a realização de procedimentos diversos diminuiu de uma hora para cerca de 25 minutos, uma redução de tempo de de 58%.

Diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto destaca que a redução do tempo de espera do paciente está relacionada ao êxito do uso da plataforma digital implementada no fim de 2022. As pessoas que necessitam da medicação de alto custo oferecida pelo Cemac têm duas opções para fazer os procedimentos de forma digital. A primeira, é pelo portal Expresso, do Governo de Goiás. A segunda é pelo próprio portal da SES-GO.

Nos links é possível solicitar abertura de processos, pedir renovação, consultar os estoques de medicamentos, acompanhar o andamento dos processos e também cadastrar pessoas para a retirada de medicamentos. A modernização adotada pelo Cemac está sendo referência para unidades de outros Estados, entre eles Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso.

MAIS CONFORTO

“A execução dos serviços pelo site da SES-GO reduziu o atendimento presencial. Na maioria das vezes, as pessoas se dirigem hoje ao Cemac apenas para buscar ou submeter-se à aplicação do medicamento”, pontua Roney Pereira.

Os pacientes podem fazer os procedimentos para ter acesso ao medicamento da própria residência, sem necessidade de se deslocar ao Juarez Barbosa.

No ano passado 234.212 pessoas foram atendidas por equipes do Cemac em Goiânia. A dispensação também é feita nas seis Policlínicas do estado e na Regional de Saúde de Anápolis.

Roney Pereira explica que, além de diminuir o tempo de espera na unidade, a realização dos processos pela ferramenta digital proporciona outros benefícios, entre os quais a diminuição do período para acesso ao medicamento – estimado hoje em cinco dias – redução da transmissão de doenças motivadas por aglomeração, diminuição das filas, atendimento diferenciado, melhor assistência e atenuação do estresse.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos