PMDF apreende 21 aves silvestres e flagra desmatamento na APA: multas e autuações aplicadas

pmdf-apreende-21-aves-silvestres-e-flagra-desmatamento-na-apa3A-multas-e-autuacoes-aplicadas

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a apreensão de 21 aves silvestres mantidas em cativeiro ilegalmente e também flagrou um desmatamento ilegal em uma Área de Preservação Ambiental (APA) nos últimos dias. As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, enquanto os responsáveis pelos crimes ambientais foram autuados.

Durante um patrulhamento na Vila Santa Luzia da Estrutural, a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da PMDF encontrou três gaiolas com aves silvestres em frente a uma residência. A criação ilegal dos animais foi descoberta após a moradora autorizar a entrada da equipe. Entre as aves apreendidas estavam um coleirinho, um baiano e um canário-da-terra. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi registrado no local.

No mesmo dia, outro patrulhamento em uma Unidade de Conservação de Itapoã resultou na apreensão de duas aves silvestres em gaiolas penduradas em árvores, sem qualquer identificação do responsável pelos animais. Um pássaro preto e um cardeal foram resgatados pela equipe da PMDF.

Em uma operação na Asa Norte, na sexta-feira, três pássaros mantidos em cativeiro foram apreendidos: dois baianos e um coleirinho. Um TCO foi lavrado no local por crime ambiental. Em outra operação no Riacho Fundo II, 11 aves silvestres foram resgatadas, entre elas quatro canários-da-terra, dois papa-capim e um pássaro-azul. O responsável pelos pássaros tentou soltar outros animais, mas a ação foi impedida pela polícia.

Todas as aves apreendidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama. Os responsáveis pelos crimes ambientais foram autuados e responderão à Justiça sobre as infrações cometidas.

Além das apreensões das aves em cativeiro, a equipe do Batalhão Ambiental da PMDF também foi acionada para verificar uma denúncia de corte irregular de árvores em uma APA do Paranoá. A dupla responsável pelo corte não apresentou autorização para a atividade e acabou sendo conduzida à 6ª Delegacia de Polícia (DP) para as devidas providências legais. A ocorrência foi registrada pela polícia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp