Press "Enter" to skip to content

Polícia do Peru prende mulheres traficantes com emboscada “romântica”

Última atualização 16/02/2024 | 17:34

Em uma estratégia inusitada, a Polícia Nacional do Peru (PNP) fingiu uma surpresa de Dia de São Valentim, celebrado no mundo todo no dia 14 de fevereiro, para prender suspeitas por tráfico de drogas. Um policial vestido de urso de pelúcia, balões em formato de coração e um cartaz romântico criaram a ilusão de uma celebração amorosa, mas tudo era parte de uma emboscada policial.

Quando as mulheres saíram da casa, o policial vestido de urso e outra agente, segurando um presente, revelaram-se e avançaram para imobilizar as suspeitas, identificadas como mãe e filha. Segundo informações do jornal peruano El Comercio, as detidas foram encontradas em San Martín de Porres, um distrito de Lima, com mil embalagens de PBC, a pasta básica de cocaína.

Uma equipe de reforço, inclusive com policiais disfarçados de funcionários de serviços públicos, estava pronta para apoiar as prisões. O Coronel da PNP Walter Palomino explicou que essa estratégia inusitada durante datas comemorativas faz parte do combate ao crime.

“Fizemos essa estratégia usando nosso urso carinhoso Terna (referência ao batalhão responsável pelas prisões), que foi uma falsa surpresa para uma vendedora de drogas. Ela pensou que havia recebido um presente, desceu do primeiro andar e foi assim que procedemos com sua captura”, disse Palomino.

Criatividade

Esta não é a primeira vez que membros da Polícia Nacional do Peru recorrem ao uso de disfarces inusitados para efetuar prisões estratégicas, destacando-se por sua criatividade em missões de combate ao crime. Em 2022, a operação “Marvel” ganhou destaque ao envolver policiais disfarçados de super-heróis – Homem-Aranha, Capitão América, Thor e Mulher-Gato.

Arrombando a porta dos suspeitos com um martelo, os agentes entraram na casa de uma família supostamente envolvida com o tráfico de drogas. A estratégia foi justificada como uma maneira de passar despercebidos, fingindo ser artistas em um show próximo.

No Halloween de 2023, os agentes surpreenderam novamente ao se vestirem como personagens de filmes de terror: Freddy Krueger, Jason Voorhees e Tiffany, a noiva de Chucky. A abordagem foi realizada em uma casa em Lima, onde traficantes de pasta básica de cocaína foram capturados.

Os policiais, após circularem pelas ruas do bairro, se aproximaram dos suspeitos, que inicialmente pensaram se tratar de uma brincadeira de Halloween. Com a porta aberta, outros policiais uniformizados reforçaram a operação.

O coronel Walter Palomino, chefe do Esquadrão Verde da Polícia Nacional, responsável pelas operações, afirmou que essas ações são planejadas com antecedência, aproveitando festividades para disfarçar-se de personagens diversos e prender criminosos de maneira eficiente.

Veja vídeo da ação: