Press "Enter" to skip to content

Polícia Militar utilizará drone para monitorar eleições

Na tarde desta sexta-feira, 13, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Des. Leandro Crispim, realizou coletiva acompanhado dos representantes das forças de segurança da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Federal. Na pauta foi abordado o planejamento de segurança das Eleições 2020 em todo Estado de Goiás, da vigilância ostensiva, do uso da tecnologia e inteligência para monitoramento durante o pleito.

Na abertura do evento, o presidente do TRE-GO, afirmou que o objetivo da coletiva era “demonstrar que ao longo de vários meses temos realizado um trabalho de estruturação das forças de segurança para realizar uma eleição ordeira no estado”, disse.

Está é a primeira vez que a Polícia Militar, em parceria com a Justiça Eleitoral, irá monitorar os locais de votação através de drones. Os equipamentos serão utilizados para identificar os responsáveis pela prática de distribuição de material gráfico nas regiões de seções eleitorais. No caso de ação criminosa, viaturas serão acionadas e os suspeitos encaminhados a uma delegacia.

Segundo o Major Dallbian Rodrigues, a Polícia Militar vai destinar, exclusivamente, 5.500 policiais militares para os mais de 2.400 locais de votação nos 246 municípios goianos no dia das Eleições.

A Polícia Civil do estado de Goiás declarou que no dia 15, contará com equipes presenciais durante todo período da votação. Já a Delegada Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, Sabrina Leles, informou que a Polícia Civil está atuando na capital e interior combatendo às notícias falsas, auxiliando a Justiça Eleitoral na verificação das informações disseminadas.

Lei seca

Em relação a não ter a lei seca em Goiânia neste ano, o desembargador afirmou que: “Isso é critério do magistrado do município. Estamos fazendo uma eleição municipal que é comandada por cada juiz da sua respectiva zona eleitoral, então cada juiz pode baixar a ordem que achar necessário para regulamentar a zona que é responsável”, declara.