Press "Enter" to skip to content

Polícia Federal faz mobilização em todo o Brasil nesta quinta-feira, 26

Última atualização 26/10/2023 | 11:20

Nesta quinta-feira, 26, policiais federais de todo o Brasil fazem uma mobilização para reivindicar a reestruturação salarial da categoria nas sedes das unidades da Polícia Federal (PF) nos 26 estados e na Sede da PF no Distrito Federal.

O Diário do Estado (DE) apurou que, em Goiás, a mobilização é organizada pelo Sindicato dos Servidores da PF em Goiás (Sinpf/GO) em frente à Superintendência Regional da PF, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapf), Marcos Firme, a proposta de reestruturação apresentada foi pactuada entre as entidades representativas dos policiais e servidores administrativos da Polícia Federal com a Direção-Geral no início do ano.

“A PF encaminhou a proposta ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que foi chancelada e enviada para o Ministério da Gestão e da Inovação nos Serviços Públicos. Nós, da Fenapef, estamos defendendo uma proposta que é do governo. É hora do governo nos apresentar a solução orçamentária para implementá-la”, afirma.

Os policiais federais também se mobilizam em protesto contra o aumento da demanda das atividades no órgão, especialmente com o lançamento do Programa de Ação na Segurança (PAS) que, entre suas alterações, transferiu para a Polícia Federal a fiscalização de armas de fogo que antes era do Exército.

No estado de Goiás, o Sinpf/GO tem reivindicações específicas, exigindo atitudes em relação à escalada da violência e do crime organizado no País como um plano efetivo de combate à criminalidade e ao crime organizado. “Em 10 meses de mandato, o Governo Federal não mostrou projeto ou plano eficaz que coíba a criminalidade crescente que vem assolando a sociedade, fazendo com que o crime organizado e facções criminosas se sintam em uma zona de conforto para continuarem a delinquir de forma constante e violenta”, afirma o Presidente do Sinpf/GO.