Durante as investigações uma fiscal disse a Polícia Civil que um dos candidatos afirmou ter ouvido um som de rádio pela manhã durante o primeiro período da avaliação. Ele estava sentando atrás de Allan. Os ficais acreditavam que o barulho poderia ter sido do ar condicionado.
No início da tarde outro ruído de rádio foi ouvido, mas não se sabe ao certo a origem do som. Quando o tempo mínimo de permanência na sala terminou, restaram poucos candidatos no local, um deles sendo Allan. Neste momento, uma das ficais escutou o barulho da escuta vindo do PM.
Fora do local de prova, o soldado foi abordado por policiais civis que utilizaram o detector de metais, comprovando que Allan fazia uso dos dispositivos. A câmera estava escondida no tórax enquanto a escuta foi encontrada na gola da camisa. Ele foi preso em flagrante por associação criminosa e fraude em concurso público.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o PM foi afastado de suas atividades e teve a arma recolhida. Ele será investigado em um processo administrativo instaurado pela 1ª Delegacia Seccional.





