Press "Enter" to skip to content

Por não se vacinar, Djokovic tem visto negado para jogar Australian Open

Novak Djokovic pode não participar do Australian Open de 2022. O sérvio, atual número 1 no ranking mundial de tênis, ainda não se vacinou contra a Covid-19 e foi impossibilitado de entrar nas fronteiras em Melbourne. Para participarem do torneio, todos os tenistas precisam estar imunizados a fim de entrar no Melbourne Park. Apesar de ter sido barrado no aeroporto, Djokovic entrou com recurso para definir a sua situação até segunda-feira (10).

As crenças antivacinas de Djokovic

Publicamente antivacina, Novak Djokovic tentou uma liberação especial por motivos médicos para conseguir disputar o Aberto da Austrália. Para entrar com esse pedido, a justificativa precisa ter fundamento. No caso do sérvio, as autoridades australianas não acataram. O ministro das relações exteriores da Sérvia entrou com pedido oficial para que o atleta entrasse na Austrália, mas o primeiro-ministro do país não permitiu. “O visto de Djokovic foi cancelado. Regras são regras, especialmente quando se trata de nossas fronteiras. Ninguém está acima dessas regras”, escreveu em suas redes sociais.

Com isso, o multicampeão ficaria de fora de um dos principais torneios de tênis do mundo. Porém, os advogados de Djokovic entraram com recurso para que ele ficasse por mais 72 horas em um hotel de imigração na cidade de Melbourne. Na segunda-feira, haverá uma audiência completa para definir de vez a situação do europeu. A notícia do impedimento da entrada do tenista gerou diferentes repercussões ao redor do globo. Pessoas ligadas diretamente a Djokovic protestaram contra a decisão, enquanto outras figuras parabenizaram o governo australiano. O tenista espanhol Rafael Nadal afirmou sentir muito pelo rival, mas reforçou que o sérvio já estava ciente da obrigatoriedade da vacina.

Ao lado de Roger Federer e Rafael Nadal, Novak Djokovic é o maior detentor de títulos de Grand Slam em toda a história do tênis masculino. No Australian Open de 2022, o sérvio estaria em busca da 21ª conquista para se isolar na ponta dos maiores vencedores, mas a sua participação agora está ameaçada.