Prefeito eleito de Canoas é flagrado retirando maço de dinheiro: Entenda a polêmica

Em depoimento à PF, prefeito eleito de Canoas afirmou que maço de dinheiro retirado das calças era para pagar empréstimo a amigo

O prefeito eleito de Canoas, Airton Souza (PL), foi gravado dentro de um carro retirando cédulas da região da cintura, a poucos metros de seu comitê de campanha. Segundo a defesa, o local do encontro foi sugerido apenas em razão da agenda de Airton, “não tem nada a ver com questão política”.

Airton Souza foi flagrado tirando dinheiro de dentro das calças. Ele prestou depoimento à Polícia Federal (PF) em Porto Alegre, onde apresentou sua versão sobre o vídeo em que é visto retirando um maço de dinheiro de dentro das calças e entregando a outra pessoa no interior de um veículo.

O g1 entrou em contato com a PF, que informou que “não comenta casos que ainda estão sob investigação, apenas após a conclusão do inquérito”. De acordo com o advogado Ricardo Breier, que acompanhou Airton, a gravação é do dia 18 de outubro e o valor seria destinado para o pagamento da última parcela de um empréstimo tomado pelo político de um amigo.

“Não tem nada a ver com questão política, e, sim, uma relação privada dele. O prefeito tem todos os registros, e vai comprovar”, afirmou Breier.

As imagens foram gravadas pela própria pessoa que recebe as notas, sem que Airton percebesse. A filmagem foi feita na Rua Doutor Barcelos, a poucos metros do comitê do então candidato. No vídeo, ele aparece com um adesivo com o número 22 colado na camiseta, referência ao partido do qual faz parte.

A defesa informou que vai enviar aos investigadores uma ata notarial que reúne registros de conversas, desde fevereiro, com o suposto destinatário do montante e que corroboram com a versão apresentada.

Airton Souza, prefeito eleito de Canoas, somou 52,12% dos votos válidos, vencendo o atual prefeito, Jairo Jorge (PSD), que obteve 47,88% dos votos. Com 57 anos e natural de Tenente Portela, Airton falou sobre o legado que deseja deixar com o seu mandato: “Legado de honestidade, de transparência e de uma gestão que realmente deixou a comunidade de Canoas feliz”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ações solidárias garantem almoço especial de Natal para vulneráveis em Londrina e Curitiba

Ações solidárias garantem almoço de Natal para pessoas em vulnerabilidade no Paraná: ‘Que Deus multiplique’

Londrina e Curitiba foram algumas cidades do estado que tiveram ações sociais nesta terça-feira (25).

Cardápio em Londrina teve churrasco e panetone. — Foto: Reprodução – RPC

Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, ações solidárias pelo Paraná garantiram almoços especiais para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

Em Londrina [https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/cidade/londrina/], no norte do estado mais de 400 pessoas tiveram a oportunidade de celebrar a data com uma boa refeição.

O almoço e o serviço do salão foram feitos por aproximadamente 40 voluntários da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e do grupo Fraterna Ajuda Cristã. Os itens, em sua maioria, foram adquiridos por meio de doações. Esta é a 45ª edição do evento.

Para alimentar tantas pessoas, foram necessários 110 quilos de carne de boi e 1.100 pedaços de frango. O cardápio, além de churrasco, também conta com macarronada, arroz, maionese, farofa e refrigerante. Sem deixar a sobremesa de fora, também são oferecidos sorvetes e panetones.

Em entrevista à RPC, Ester Lourenço contou que estava feliz por estar almoçando no local. Ela foi até o salão paroquial com a filha e dois netos. Ela explicou que, se não fosse a ação solidária, tentaria cozinhar macarrão para o dia. “Quem doou isso aqui [alimentos], que Deus multiplique”, disse emocionada.

Almoço foi preparado para atender mais de 400 pessoas. — Foto: Kathulin Tanan – RPC

Um veículo de voluntários andou pela cidade convidando para o evento e oferecendo carona.

Crianças que foram ao local também receberam brinquedos arrecadados pela campanha de Natal da RPC, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Almoço solidário de natal reúne 400 pessoas em Londrina

Leia também:

*Coxinhas ‘explosivas’ no Paraná: Veja dicas de como evitar incidentes
*Fatalidade: Idosos morrem em acidente entre carro e ônibus em trevo da BR-277, no Paraná
*VÍDEO: Carro passa reto por rotatória, derruba placa de trânsito e atinge e arrasta outros veículos

Mais solidariedade pelo estado

Em Curitiba, na Praça Generoso Marques, 800 marmitas foram distribuídas por 120 voluntários do projeto Mãos Invisíveis.

O cardápio teve arroz, salpicão, chester e farofa temperada.

O “Natal na rua”, como é chamado o evento, existe há sete anos. Veja mais detalhes do preparativo na reportagem abaixo.

Projeto promove almoço de Natal em Curitiba

VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS NO DE

50 vídeos

Leia mais notícias em DE DE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp