Prefeitura de Anápolis implanta Área Azul para dar fluidez no trânsito

Prefeitura de Anápolis implanta Área Azul para dar fluidez no trânsito

Mais uma medida de sustentabilidade econômica foi tomada pela atual gestão para gerar fluxo de caixa ao Instituto de Seguridade Social de Anápolis (ISSA). Dessa vez, alia-se a uma necessidade constante da população e comércio: a busca por vagas para estacionar em áreas movimentadas da cidade. Para solucionar e dar qualidade na rotatividade e fluidez do trânsito em Anápolis, passa a valer o sistema de estacionamento rotativo pago, a chamada Área Azul, readequado conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O formato foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 3, e garante democracia em relação ao uso dos espaços nas vias e logradouros públicos. O documento institui a Área Azul que deverá ser implantanda com a mais alta tecnologia e, por isso, nos próximos dias, inicia-se o processo de licitação para escolha da empresa que operará o sistema.

“Esse sistema tem como função realmente ajudar aquele anapolino que enfrenta problemas para achar vagas. Principalmente quando possui a necessidade de ir em alguma região comercial da cidade”, ponderou o diretor de Trânsito e Transportes da CMTT, Igor Lino Siqueira. Vale lembrar que esse modelo de estacionamento regulamentado e utilizado em outras regiões do Estado e do Brasil, é possível ver eficácia na melhoria do tráfego e no apoio ao desenvolvimento econômico.

Além disso, a rotatividade das vagas tem um impacto direto no comércio local, seja nas lojas, restaurantes ou empresas. Isso porque todas se beneficiam do aumento no fluxo de clientes, já que mais pessoas têm acesso às suas instalações.

Igor Lino Siqueira, informou que em um levantamento realizado pelo órgão estima-se que no centro tenham cerca de 830 vagas rotativas, excluindo as especiais, no quadrilátero central, onde consta sinalização. Relatou ainda que essa região é antiga mas, apesar disso, são feitos trabalhos e modificações para melhorar o fluxo de carros e motocicletas.

“Temos o objetivo de alcançar aproximadamente 1,5 mil vagas na região central e fazer uma expansão disso para outras centralidades para que assim cheguemos a aproximadamente a três mil vagas de forma gradativa. Claro, esse quantitativo não apenas no centro, mas expandindo para regiões comerciais do Jundiaí e Jaiara”, frisou Siqueira.

Vale lembrar que, por vezes, as vagas nas regiões comerciais são ocupadas pelos próprios comerciantes e pelos trabalhadores. “A maioria desses veículos não são de clientes, ou seja, dificulta a chegada de consumidores até os estabelecimentos. Então, a utilização desse sistema é uma medida estabelecida pelo CTB para conferirmos rotatividade às vagas em locais necessários, como os setores comerciais”, justificou o diretor.

Uso de tecnologias

Além de dinamizar o trânsito, o sistema prevê a utilização de meios tecnológicos que facilitem a vida daqueles que precisam da área azul e também para colaborar com a fiscalização, assim automatizada para todos.

“Com relação à fiscalização, ela será mais moderna, caso seja desrespeitada ou utilizada indevidamente, ela só pode ser feita pelos agentes de trânsito ou da Polícia Militar. Porém, a parte de monitoramento dessas vagas também poderá ser utilizado um software ou câmeras, que possivelmente validará por meio da leitura automática de placa. O fiscal só irá naquele veículo que está irregular, que passou o horário máximo permitido para ter a rotatividade”, explicou o diretor de trânsito.

Preços e horários de funcionamento do estacionamento

As cobranças para cada tipo de área é definida conforme o veículo. Sendo assim, veículos automotores de quatro rodas para um período de 60 minutos pagarão R$ 3. As motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos, também no período de 60 minutos, devem pagar R$ 1,50. Para aqueles que precisam utilizar caçambas, deverão pagar o correspondente a uma diária, sendo no valor de R$ 20.

Entre outras regras, está estabelecido que, mesmo com a permanência do condutor ou outra pessoa no interior do veículo não está desobrigado o pagamento pelo uso da vaga. Já os veículos, que se encontrarem estacionados sem pagamento da tarifa, com o tempo pago expirado ou sem autorização, serão registrados no sistema emitindo advertência ao condutor do aviso de irregularidade que será colocado no para-brisa ou outro local visível.

Os horários estabelecido para o pagamento de tarifa no estacionamento rotativo pago serão de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; e aos sábados das 8h às 13h. Todas as áreas estarão devidamente sinalizadas, assim, facilitando a compreensão de todos os que utilizaram dos espaços públicos.

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Hugo destaca avanço em cirurgias endoscópicas com melhorias e investimentos

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), unidade do governo do Estado gerida pelo Hospital Israelita Albert Einstein desde junho deste ano, realizou no final de novembro sua primeira cirurgia endoscópica da coluna vertebral. Essa técnica, agora prioritariamente utilizada nos atendimentos de urgência e emergência, é minimamente invasiva e representa um avanço significativo no tratamento de doenças da coluna vertebral, proporcionando uma recuperação mais rápida e menores riscos de complicações pós-cirúrgicas.

Segundo o coordenador da ortopedia do Hugo, Henrique do Carmo, a realização dessa técnica cirúrgica, frequentemente indicada para casos de hérnia de disco aguda, envolve o uso de um endoscópio. Este equipamento, um tubo fino equipado com uma câmera de alta definição e luz LED, transmite imagens em tempo real para um monitor, iluminando a área cirúrgica para melhor visualização. O tubo guia o endoscópio até a área-alvo, permitindo uma visão clara e detalhada das estruturas da coluna, como discos intervertebrais, ligamentos e nervos.

“Quando iniciamos a gestão da unidade, uma das preocupações da equipe de ortopedia, que é uma especialidade estratégica para nós, foi mapear e viabilizar procedimentos eficazes já realizados em outras unidades geridas pelo Einstein, para garantir um cuidado mais seguro e efetivo dos pacientes”, destaca a diretora médica do hospital, Fabiana Rolla. Essa adoção da técnica endoscópica é um exemplo desse esforço contínuo.

Seis meses de Gestão Einstein

Neste mês, o Hugo completa seis meses sob a gestão do Hospital Israelita Albert Einstein. Nesse período, a unidade passou por importantes adaptações que visam um atendimento mais seguro e de qualidade para os pacientes. Foram realizados 6,3 mil atendimentos no pronto-socorro, mais de 6 mil internações, mais de 2,5 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 900 atendimentos a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A unidade passou por adequações de infraestrutura, incluindo a reforma do centro cirúrgico com adaptações para mitigar o risco de contaminações, aquisição de novas macas, implantação de novos fluxos para um atendimento mais ágil na emergência, e a reforma da Central de Material e Esterilização (CME) para aprimorar o processo de limpeza dos materiais médico-hospitalares.

Hoje, o Hugo também oferece um cuidado mais humanizado, tanto aos pacientes como aos seus familiares. A unidade implementou um núcleo de experiência do paciente, com uma equipe que circula nos leitos para entender necessidades, esclarecer dúvidas, entre outras atividades. Além disso, houve mudança no fluxo de visitas, que agora podem ocorrer diariamente, com duração de 1 hora, em vez de a cada três dias com duração de 30 minutos.

Outra iniciativa realizada em prol dos pacientes foi a organização de mutirões de cirurgias, visando reduzir a fila represada de pessoas internadas que aguardavam por determinados procedimentos. Essa ação viabilizou a realização de mais de 32 cirurgias ortopédicas de alta complexidade em um período de dois dias, além de 8 cirurgias de fêmur em pacientes idosos. Todos os pacientes beneficiados pelos mutirões já tiveram alta hospitalar.

Plano de investimentos para 2025

Para o próximo ano, além do que está previsto no plano de investimentos de R$ 100 milhões anunciado pelo Governo de Goiás, serão implantadas outras melhorias de fluxos e processos dentro das atividades assistenciais. Isso inclui processos preventivos de formação de lesões por pressão, otimização de planos terapêuticos, cirurgias de emergência mais resolutivas, e outras ações que visam aprimorar o cuidado dos pacientes.

O hospital também receberá novos equipamentos, como o tomógrafo doado pelo Einstein para melhorar o fluxo de pacientes vítimas de trauma e AVC, e um robô de navegação cirúrgica.

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