Com a coleta de lixo 100% normalizada, a Prefeitura de Goiânia reforça a divulgação do calendário do serviço bairro a bairro, e alerta para a importância dos moradores acondicionarem os resíduos domésticos nas lixeiras das calçadas em conformidade com a programação montada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
“Quando o lixo é colocado para fora antes do prazo, o próprio morador e os vizinhos ficam sujeitos a várias situações desagradáveis. O lixo exposto exala mau cheiro, serve de abrigo para animais peçonhentos e de criadouro para o mosquito Aedes aegypti. Além disso, pode atrair cães que rasgam os sacos plásticos e espalham o conteúdo no chão”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
A programação completa com os dias, horários e a frequência das coletas orgânicas e seletiva está disponível no endereço eletrônico goiania.go.gov.br/comurg, e também no Instagram da Companhia de Urbanização, @comurggoiania, no link da bio. Todas as informações estão na planilha para facilitar a leitura e a compreensão da população.
“Goiânia é uma das poucas Capitais do Brasil que contam com a coleta de lixo porta a porta, o que significa mais comodidade para o cidadão. Nos setores onde a geração de lixo é maior, o serviço é executado duas ou três vezes na semana, uma medida para manter a cidade limpa e organizada”, pontua Alisson Borges.
O presidente da Comurg, no entanto, destaca a importância da colaboração de todos para atingir esse objetivo de forma plena. “O morador precisa seguir o calendário com os circuitos executados pelos caminhões de coleta e separar os resíduos orgânicos dos recicláveis. Quanto mais gente aderir, maior será o salto do programa de reciclagem do município”, diz.