Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia elabora projeto para reordenamento dos CRAS

Última atualização 02/06/2023 | 10:12

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs) elabora projeto para reordenamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nesta semana, técnicos da pasta se reuniram com o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), Alessandro Renner de Sousa, para discutir o assunto.

De acordo com a titular da Sedhs, Maria Yvelônia, o objetivo da reunião foi discutir formas de integrar tecnologia ao projeto de reordenamento dos Cras, com o propósito de somar conhecimentos para compreender a localização mais adequada das novas unidades de assistência que serão inauguradas, conforme a necessidade da população.

Da reunião com Alessandro Sousa, realizada nesta semana, participaram a diretora de Proteção Social Básica da Sedhs, Cássia Fernandes, e também o técnico da Sictec, Marcelo Caixeta.

Os Cras são unidades integrantes da Assistência Social, responsáveis pelos atendimentos e acompanhamentos de famílias e indivíduos que vivenciam contextos de vulnerabilidade social.

Goiânia conta hoje com 15 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 11 Núcleos de Assistência Social (NAS), e a maioria deverá ser extinta, dando lugar a novas unidades de Cras, que deverão ser distribuídas nas regiões de vulnerabilidade e que careçam de maior atuação socioassistencial.

A secretária Maria Yvelônia afirma que, a partir das ponderações entre as duas secretarias, será possível compreender a localização mais adequada das novas unidades, beneficiando os usuários dos serviços. No Cras, os cidadãos também são orientados sobre os direitos de acesso aos benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Unidades de Cras existentes na capital

Baliza – Rua BL-11, Conjunto Baliza
Canaã – Rua Langendofer, Vila Nova Canaã
Capuava – Rua Borba Gato, Bairro Capuava
Cerrado – Rua Flor da Noite, Jardim Cerrado III
Curitiba – Avenida JC-22, Jardim Curitiba II
Floresta – Avenida da Conquista, Bairro Floresta
Isaura – Rua 09, Vila Isaura
Novo Mundo – Praça Washington Luiz, Jardim Novo Mundo
Colorado/Primavera – Avenida do Contorno, Jardim Colorado
Real Conquista – Rua RC-10, APM 10, Residencial Real Conquista
Recanto das Minas Gerais – Rua SR-01, Chácara 07, Recanto das Minas Gerais
Recanto do Bosque – Rua RB-20, APM 26, Residencial Recanto do Bosque
Redenção – Rua R-07, esquina com Alameda Jardim Botânico, Vila Redenção
União – Rua U-47, Vila União
Vera Cruz – Avenida Leopoldo de Bulhões, Conjunto Vera Cruz II