Press "Enter" to skip to content

Prefeitura de Goiânia reforça cuidados com a segurança no trânsito neste pré-carnaval

Última atualização 02/02/2024 | 17:48

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), reforça as orientações educativas para conscientizar condutores a respeito da mistura de álcool e direção neste pré-carnaval que ocorre na Capital. O diretor de Trânsito da pasta, Horácio Ferreira, explica que o foco é evitar que aconteçam acidentes que envolvam álcool e direção.

“Essa é uma combinação que pode gerar vítimas fatais em função da falta de atenção e reflexo. Estudos médicos demonstram os mais variados sintomas no corpo humano após a ingestão do álcool, entre eles estão a diminuição da capacidade psicomotora, alteração na capacidade de raciocínio, retardo para respostas e condições adversas, visão e audição alteradas, falta de atenção, perda de reflexo e sonolência”, afirma.

O diretor de Trânsito destaca que a embriaguez no volante é um problema sério, que triplica os riscos e coloca muitas vidas em jogo. “Ampliaremos nossos esforços no sentido de levar ainda mais informação e conscientização para a população. Só a mudança efetiva de comportamento pode mudar esse cenário”, explica.

Horácio diz que as ações são atemporais e seguem em foco durante todo ano pelas equipes de Educação para o Trânsito. “O fator ingestão de álcool e direção não ocorre somente no período do carnaval. Nosso objetivo é dar continuidade nesse trabalho, o foco da Prefeitura de Goiânia, por meio da Mobilidade, é garantir a vida e a segurança no trânsito”, ressalta.

Lei Seca X Estatísticas

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece limite zero para o consumo de álcool pelos motoristas e impõe penalidades severas para quem infringe a norma. Apesar disso, 2023 teve números expressivos de acidentes causados por motoristas embriagados. Foram 539 só nos dois primeiros meses do ano em todo o País, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Queremos conscientizar o condutor. Ele pode se divertir, mas no trânsito é necessário responsabilidade. Nosso objetivo é garantir a segurança na via e a defesa da vida no trânsito”, aponta Horácio.

Dirigir sob efeito de álcool é, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma infração gravíssima. Fazendo o teste de bafômetro, ou a autoridade de trânsito constatando a embriaguez, o motorista é penalizado com multa de R$ 2.934,70. Além disso, pode ter suspenso o direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no espaço de tempo de um ano, a multa é dobrada, ou seja, chega a R$ 5.869,40.