Presidente da Petrobras renuncia após críticas de Bolsonaro

Renuncia

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, renunciou ao cargo na manhã desta segunda-feira, 20. A informação foi confirmada pela estatal através de um comunicado ao mercado. Ele foi o terceiro executivo a comandar a estatal na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com a empresa, Coelho deixa também o cargo de membro do Conselho de Administração.

Quem assume a presidência da empresa agora é Fernando Borger, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras. Ele foi nomeado pelo Conselho de Administração e deve comandar a empresa até a eleição e posso do novo comandante.

CPI da Petrobras

A saída de Coelho acontece após uma série de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro devido aos novos aumentos no preço da gasolina e do diesel para a distribuidoras, anunciado pela Petrobras na última sexta-feira, 17.

O mandatório defendeu a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar a estatal, seus diretores e conselheiros.

“Nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho. Queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque não é possível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes”, disse, em entrevista à Rádio 96 FM de Natal, na última sexta (17).

De acordo com ele, seus aliados no Congresso devem pedir a abertura do inquérito ainda nesta segunda-feira, 20. A proposta ganhou apoio de diversos políticos da oposição ao governo.

“Conversei ontem com o líder da Câmara [deputado Ricardo Barros] para a gente abrir uma CPI segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras”, disse. “É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem”, acrescentou.

José Mauro Coelho assumiu oficialmente a presidência da Petrobras em 14 de abril. Durante os dois meses no cargo, sua gestão foi marcada por críticas e pressões, a maioria partindo de Bolsonaro.

Na semana passada, o mandátorio já sinalizava uma mudança na presidência da petrolífera. E também disse que o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, tem ”carta branca” para tomar decisões.

“E aí a gente é obrigado a mexer nas peças do tabuleiro. Dói mandar alguém embora ou quando alguém pede para ir embora? Dói, não é fácil, mas as coisas acontecem e nós temos que mudar. Pior que uma decisão mal tomada é uma indecisão”, afirmou Bolsonaro no dia 16 de maio.

Confira o comunicado da Petrobras sobre a mudança na Administração:

Petróleo Brasileiro S.A – Petrobras, informa que o senhor José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa na manhã de hoje. A nomeação de um presidente interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras a partir de agora.

A Petrobras informa também que o senhor José Mauro Coelho renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras na manhã de hoje.

Fatos considerados relevantes serão prontamente comunicados ao mercado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos