Lula indica que afastará Juscelino de ministério após denúncia da PGR
Segundo auxiliares, antes de afastar Juscelino Filho, Lula pretende entender detalhes da denúncia e conversar com ministro das Comunicações
O presidente Lula sinalizou a auxiliares que deverá afastar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), após ele ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas. Segundo ministros do Palácio do Planalto, antes de tomar a decisão, porém, Lula quer entender os detalhes da denúncia, cujo processo tramita em sigilo, e conversar pessoalmente com Juscelino Filho.
A conversa deve ocorrer após o presidente voltar da viagem a Honduras, onde ele participa, na quarta-feira (9/4), da cúpula dos chefes de Estado da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). Quando Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no caso, em junho de 2024, Lula chegou a prometer publicamente que afastaria o ministro das Comunicações, caso ele fosse denunciado pela PGR.
LULA JÁ TINHA PROMETIDO AFASTAR JUSCELINO, conforme declaração em entrevista ao portal UOL: “O que eu disse para o Juscelino: ó, primeiro, a verdade só você que sabe. Então é o seguinte: se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento você continua como ministro”. “Se for aceito (o indiciamento), vai ser afastado”, emendou.