Press "Enter" to skip to content

Preso na Bélgica suspeito de enviar por drone celulares e drogas a presídio em Aparecida

Última atualização 29/12/2023 | 15:46

Um homem de 27 anos foi preso preventivamente na Bélgica, acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico pela Polícia Civil de Goiás, em operação conjunta com a Polícia Internacional, Polícia Federal e Polícia Penal de Goiás. Ele seria o responsável em realizar a remessa de drogas e celulares a detentos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A investigação teve início em agosto de 2022, com a apreensão de celulares na unidade prisional. Após a autorização judicial para a quebra do sigilo de dados, descobriu-se uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas.

O detido foi identificado como o principal responsável pelo envio de entorpecentes e celulares para o complexo prisional, utilizando para isso drones, controlado por meio de aplicativo.

O suspeito recebia até R$ 30 mil por entrega. Em outubro de 2022, a prisão preventiva foi decretada, mas o indivíduo já havia fugido para a Europa, com destino desconhecido. A Polícia Civil solicitou a inclusão do investigado na “difusão vermelha da Interpol”, possibilitando sua prisão e extradição ao Brasil.

Com o suporte da Interpol, a prisão preventiva foi efetuada na Bélgica em 18 de dezembro de 2023. O processo administrativo para extradição foi iniciado, colocando o suspeito à disposição do Poder Judiciário.