Press "Enter" to skip to content

Prevista para começar hoje, festa de Taquaral de Goiás é cancelada pela Justiça

Última atualização 01/09/2022 | 16:14

O gasto elevado com o custo da festa de rodeio de Taquaral de Goiás fez a Justiça cancelar o evento que começaria nesta quinta-feira, 1º, e terminaria no próximo domingo, 4. O pedido do Ministério Público (MP) considerou informações publicadas pelo Portal da Transparência, segundo o qual já teriam sido gastos mais de R$ 800 mil pelo município.

Duplas como Racyne e Rafel e PH e Michel animariam o público majoritariamente da cidade. No entanto, a população estimada de apenas 3.506 pessoas, de acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE ), e os problemas na prestação de serviços públicos essenciais, como educação e  saúde, não justificariam o emprego dos recursos públicos em uma festa.

Se o prefeito insistir em realizar a festa descumprindo a determinação judicial, o prefeito de Taquara de Goiás Hélio Gontijo pode ter de pagar multa no valor de até o triplo do valor pago. Além disso, há a possibilidade de responder por desobediência e improbidade administrativa.

Em maio deste ano, a declaração de sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, criticando artistas que recebem dinheiro da Lei Rouanet e o  cachê de shows de artistas em municípios com condições precárias em serviços públicos motivou a investigação em 29 prefeituras em seis estados brasileiros. 

No primeiro caso, a polêmica está no fato de o canto ter sido pago com recursos da Lei Rouanet e a apresentação em evento municipal não exigir licitação. Um das críticas está baseada na flexibilidade de escolha, problemas de fiscalização e contrapartidas para o municípios sobre a assinatura de contratos com cachês muito altos.