Primeira morte por varíola do Alasca é confirmada nos EUA

O primeiro caso fatal de uma rara infecção da doença conhecida como Alaskapox (AKPV), a “varíola do Alasca”, doença rara causada por um vírus do mesmo gênero da varíola foi confirmada nos Estados Unidos (EUA). O óbito foi confirmado, na última sexta-feira, 9, pelas autoridades norte-americanas.

O idoso estava fazendo um tratamento contra câncer e por isso estima-se que o sistema imunológico dele estava debilitado. O vírus, descoberto em 2015, tem pequenos mamíferos como principais vetores da doença, mas não se sabe ao certo como aconteceu a infecção que levou à morte do paciente.

Segundo as autoridades esse é o primeiro caso de infecção grave por varíola do Alasca resultando em hospitalização e morte. O status de imunocomprometido do paciente provavelmente contribuiu para a gravidade da doença.

De acordo com as autoridades de saúde, o paciente residia sozinho em uma área florestal e não relatou viagens recentes. Autoridades investigam se a doença foi contraída por arranhões de um gato de rua, que o idoso dizia cuidar.

O paciente que vivia na remota Península de Kenai e não teve a idade revelada, notou um ferimento vermelho na axila em setembro do ano passado. Ele procurou atendimento médico e recebeu tratamento com antibióticos, mas não obteve melhora. Nas semanas seguintes, começou a sentir fadiga e dor no ombro. Em meados de novembro, ele foi hospitalizado e, em janeiro, morreu.

Casos da varíola do Alasca

Este é o primeiro caso de varíola do Alasca registrado fora do interior do estado, o que pode indicar que o vírus está mais disseminado do que se imaginava. Apenas seis outros casos do vírus foram relatados às autoridades de saúde do estado desde o primeiro em 2015. Todas as pessoas envolvidas viviam na área de Fairbanks, a mais de 483 km (300 milhas) da Península de Kenai, disseram as autoridades de saúde. Todos tiveram casos leves e se recuperaram sem serem hospitalizados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos