Press "Enter" to skip to content

Primeira morte por varíola do Alasca é confirmada nos EUA

Última atualização 14/02/2024 | 15:49

O primeiro caso fatal de uma rara infecção da doença conhecida como Alaskapox (AKPV), a “varíola do Alasca”, doença rara causada por um vírus do mesmo gênero da varíola foi confirmada nos Estados Unidos (EUA). O óbito foi confirmado, na última sexta-feira, 9, pelas autoridades norte-americanas.

O idoso estava fazendo um tratamento contra câncer e por isso estima-se que o sistema imunológico dele estava debilitado. O vírus, descoberto em 2015, tem pequenos mamíferos como principais vetores da doença, mas não se sabe ao certo como aconteceu a infecção que levou à morte do paciente.

Segundo as autoridades esse é o primeiro caso de infecção grave por varíola do Alasca resultando em hospitalização e morte. O status de imunocomprometido do paciente provavelmente contribuiu para a gravidade da doença.

De acordo com as autoridades de saúde, o paciente residia sozinho em uma área florestal e não relatou viagens recentes. Autoridades investigam se a doença foi contraída por arranhões de um gato de rua, que o idoso dizia cuidar.

O paciente que vivia na remota Península de Kenai e não teve a idade revelada, notou um ferimento vermelho na axila em setembro do ano passado. Ele procurou atendimento médico e recebeu tratamento com antibióticos, mas não obteve melhora. Nas semanas seguintes, começou a sentir fadiga e dor no ombro. Em meados de novembro, ele foi hospitalizado e, em janeiro, morreu.

Casos da varíola do Alasca

Este é o primeiro caso de varíola do Alasca registrado fora do interior do estado, o que pode indicar que o vírus está mais disseminado do que se imaginava. Apenas seis outros casos do vírus foram relatados às autoridades de saúde do estado desde o primeiro em 2015. Todas as pessoas envolvidas viviam na área de Fairbanks, a mais de 483 km (300 milhas) da Península de Kenai, disseram as autoridades de saúde. Todos tiveram casos leves e se recuperaram sem serem hospitalizados.