Press "Enter" to skip to content

Príncipe Andrew tem títulos militares retirados pela rainha Elizabeth II

Segundo um comunicado publicado pelo Palácio de Buckingham nesta quinta-feira (13), a Rainha Elizabeth II removeu uma série de títulos militares e patrocínios reais do Príncipe Andrew. A medida veio após a justiça dos Estados Unidos prosseguir com o processo contra o filho da rainha, por abuso sexual.

O tribunal federal de Nova York rejeitou um pedido feito pelo príncipe Andrew, para que o processo de abuso sexual contra Virginia Giuffre fosse anulado.

“Com a aprovação e o acordo da rainha, os patrocínios militares e reais do duque de York foram devolvidos a rainha”, disse o Palácio de Buckingham no comunicado. “O duque de York continuará a não assumir nenhuma função pública e está defendendo o caso como cidadão privado”, acrescentou.

A mudança acontece depois que mais de 150 veteranos militares escreveram à rainha pedindo que ela retirasse Andrew de seus cargos militares honorários. Na carta os militares veteranos afirmaram estarem “chateados e com raiva”.

Em carta aberta, membros importantes do serviço militar disseram que era “insustentável” para o duque de York manter sua posição. “Se este fosse outro oficial militar de alto escalão, é inconcebível que ele ainda estivesse no cargo”, dizem eles na carta.

O Palácio de Buckingham já havia dito anteriormente que, as nomeações militares do duque estavam suspensas após o Príncipe Andrew deixar suas funções públicas em 2019.