Press "Enter" to skip to content

Problemas do Brasil em 2023 devem ser os mesmos dos últimos anos

Última atualização 31/12/2022 | 11:04

Uma pesquisa apontou quais as dificuldades devem ser enfrentadas no Brasil em 2023. Os problemas são basicamente os mesmos dos últimos três anos, segundo uma pesquisa de opinião encomendada pelo Instituto Travessia para o Metrópoles. Os entrevistados acreditam que crise política, inflação, corrupção e desemprego devem ser os principais problemas do primeiro mandato do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva.

 

No resultado da pesquisa desde 2020, inflação e desemprego são os temos recorrentes que mais aflige a população. “Em 2020, vivíamos um momento grave da pandemia, com tudo fechado, sem vacinas, e as pessoas se preocupavam muito com o emprego. Depois disso, no fim do ano de 2021, esse quadro melhorou, mas a economia em geral preocupava bastante, acredita o sócio e analista do Instituto Travessia, Renato Dorgan.

 

2022 2021 2020
Crise Política (23%) Crise Econômica (25%) Desemprego (33%)
Inflação (21%) Inflação (23%) Crise Econômica (26%)
Corrupção (21%) Desemprego (20%) Coronavírus (14%)
Desemprego (17%) Crise Política (15%) Inflação (14%)
Covid (7%) Coronavírus (8%) Falta de vacina contra covid (5%)
Queda de renda (3%) Corrupção (3%)
Desmatamento (3%)
Não sabe ou Não respondeu (5%) Não sabe ou Não respondeu (10%) Não sabe ou Não respondeu (8%)

 

Fonte: Instituto Travessia

 

Segundo o analista, as pautas estão diretamente influenciadas por variáveis majorantes. Ele afirma que alguns tópicos ganharam destaque coincidentemente com o ano eleitoral, assim como a escolha do tema é influenciada por fatores regionais, de renda e gênero.  O balanço da pesquisa mostra que homem, com maior renda mensal, morador do Sudeste que escolheu “corrupção” como uma ameaça em 2023 é exatamente o perfil de eleitores de Bolsonaro.

 

Por outro lado, o ano de 2022 foi marcado pela palavra “Esperança” para um em cada cinco brasileiros. Empatados na segunda colocação ficaram “decepção” e “dificuldade”. Os entrevistados tinham oito opções, incluindo confusão, superação, polarização, democracia, alívio, divisão, Amazônia e complexidade. A pesquisa feita pela consultoria Cause e do Instituto de Pesquisa Ideia.