Programa Sukatech recolhe 500 toneladas de lixo eletrônico

O programa Sukatech, dedicado ao desenvolvimento tecnológico e sustentável em Goiás, recolheu 500 toneladas de lixo eletrônico em 2023. Gerido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), demonstra o comprometimento estatal com a tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Um dos pilares do programa é o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que realiza reciclagem e recondicionamento de equipamentos. Outro ponto é a oferta de cursos em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, incorporando uma abordagem que une sustentabilidade e desenvolvimento social.

Em 2023, certificou 1.336 alunos em seus cursos de tecnologia, destacando-se como uma referência na formação de talentos no estado. Além disso, suas campanhas ambientais em escolas estaduais impactaram 11.646 alunos, promovendo uma consciência ambiental crucial para o desenvolvimento sustentável.

“São muitas pessoas envolvidas no projeto, desde alunos até parceiros colaborativos, que tornaram possível um ano tão significativo. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um Goiás mais tecnológico, sustentável e inovador”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Destacando o compromisso com a responsabilidade social, o Sukatech doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiando 83 entidades e instalando nove pontos de coleta estratégicos em diversas áreas, como as secretarias de Economia, Segurança Pública, Educação, Saúde, Hub Goiás, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de prefeituras, como cidade de Goiás e Cidade Ocidental.

Entre 2021 e 2023, o programa recebeu R$ 2,9 milhões em recursos, valor que deve ser acrescido de mais R$ 4,7 milhões nos próximos anos. Para o ano que vem, o Sukatech prevê a aquisição de um novo caminhão para ampliar a capacidade de coleta e transporte de resíduos eletrônicos. O programa também planeja certificar 2.100 alunos, além de aumentar o número de computadores recondicionados para 2 mil e chegar a 750 toneladas recolhidas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp