Projeto de lei em Campinas (SP) amplia gratuidade em estacionamentos para idosos e PCDs: votação decisiva na Câmara.

A Câmara de Campinas (SP) analisa nesta segunda-feira (25), em 2ª votação, um projeto de lei que obriga dobrar o tempo de gratuidade nos estacionamentos de shoppings, centros comerciais e similares para idosos, PCDs e respectivos acompanhantes. A sessão começa às 18h. O projeto de lei foi apresentado em agosto de 2024, passou em primeira votação na quarta-feira, 13 de novembro, onde foi aprovado por unanimidade. Em caso de aprovação na segunda votação, ele será submetido à análise do prefeito, que pode vetá-lo ou aprová-lo. Se for aprovado, o projeto é publicado no diário oficial da cidade e vira lei.

Segundo a Casa Legislativa, a proposta prevê a extensão do “intervalo de tempo entre a entrada e a saída dos estabelecimentos definidos no art. 1º desta Lei, em que não se é cobrado a taxa do estacionamento”. As penalidades em caso de descumprimento estão previstas no Art. 56 da Lei nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor. Dentre elas, poderá ocorrer: multa, cassação do registro do produto junto ao órgão competente, suspensão temporária de atividade, revogação de concessão ou permissão de uso, cassação de licença do estabelecimento ou de atividade, interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade, intervenção administrativa.

O proponente do projeto de lei cita a necessidade de levar em consideração eventuais problemas de mobilidade das pessoas beneficiadas. “São pessoas que naturalmente levam mais tempo para se deslocar e chegarem até seus veículos, e que por isso muitas vezes têm de pagar estacionamento por causa desta condição específica. Então a ideia é que em um shopping, por exemplo, em vez de terem 15 minutos para entrar e sair sem pagar, tenham 30 minutos”, fala o vereador Edvaldo Cabelo (PL).

Portanto, essa medida busca garantir mais acessibilidade e facilitar o dia a dia de idosos, PCDs e seus acompanhantes ao frequentarem estabelecimentos comerciais. A votação desta proposta é de extrema importância para a cidade de Campinas (SP) e poderá impactar positivamente a vida de muitas pessoas. A população aguarda ansiosamente pelo desfecho dessa decisão que reflete diretamente na qualidade de vida e inclusão social daqueles que mais necessitam. Acompanhe as atualizações sobre esse projeto e os desdobramentos na Câmara de Campinas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

DE Brasil: Líder em premiações e excelência em gestão desde 1997.

A empresa DE do Brasil alcançou três importantes premiações no mês de outubro, demonstrando o comprometimento e impacto positivo da empresa nas comunidades desde 1997. A DE, maior cooperativa de crédito independente do país e com foco na área da saúde, celebrou suas conquistas que ressaltam sua excelência em gestão e compromisso com as pessoas.

Entre as premiações recebidas pela DE, destaca-se o Prêmio EXAME em Gestão de Pessoas, no qual a cooperativa foi reconhecida como uma das três organizações destaque em seu segmento. Esse prêmio, promovido em parceria com a consultoria global Mercer, ressalta a valorização da experiência dos colaboradores e a implementação de práticas exemplares de recursos humanos pela DE.

Outro destaque foi o recebimento do Prêmio Lugares Mais Incríveis Para Trabalhar, concedido pela FIA e pelo jornal ESTADÃO, pelo terceiro ano consecutivo. Esse prêmio reconhece empresas que se destacam em clima organizacional e gestão de pessoas, reafirmando o compromisso da DE com o bem-estar, inovação e valorização de seus colaboradores.

As premiações por seu ambiente de trabalho refletem o esforço da DE em proporcionar um espaço no qual cada membro da equipe se sinta acolhido, incentivado a crescer e parte fundamental de uma jornada coletiva. O ambiente de trabalho positivo e inspirador é visto pela DE como essencial para alcançar resultados expressivos e construir um futuro sustentável em consonância com seus valores cooperativos.

Além das conquistas pelo ambiente de trabalho, a DE foi classificada pela Revista Amanhã como uma das 500 maiores empresas do Sul e uma das 100 maiores do Paraná, destacando-se em rentabilidade e patrimônio líquido. Esses reconhecimentos reforçam a trajetória da DE, que se destaca pela gestão comprometida e pelo impacto positivo nas comunidades onde atua.

Fundada em 1997, a DE é a maior cooperativa de crédito independente do Brasil e a maior do país com atuação preferencial na área da saúde. Com mais de R$ 9 bilhões em recursos administrados e um patrimônio líquido de R$ 1,3 bilhão, a cooperativa atua em diversos estados do país, oferecendo um modelo financeiro sustentável e inovador para seus cooperados e colaboradores, promovendo desenvolvimento econômico, inclusão e qualidade de vida para seus associados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp