O deputado estadual Francisco Jr (PSD) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa para que pessoas com deficiência pública possuam mais oportunidades de emprego. Em entrevista, ele falou sobre o projeto e seus benefícios.
Francisco Jr comentou sobre as leis já existentes. “Hoje existe uma legislação e um esforço para fazer uma inserção de uma pessoa com deficiência Então hoje quando se faz um concurso público ou a iniciativa privada é obrigação reservar 5% das vagas. Porém nos cargos de livre nomeação, não há essa discussão. Entendo que essas pessoas possuem habilidade para exercerem essas funções”.
O deputado falou sobre a situação das pessoas com deficiência. “Nós sabemos que a pessoa com deficiência, tem inúmeras capacidades, é uma pessoa habilitada a trabalhar. Mas pelas situações de preconceito, desconhecimento, muitas vezes ela fica de fora do mercado.”
Para o parlamentar, a aposentadoria também impede a procura de empregos. “Existe uma discussão de uma lei federal para suspender a aposentadoria em caso da pessoa com deficiência conseguir trabalhar e depois poder voltar a aposentar. Isso cria condições para que esse cidadão possa de forma normal participar do mercado de trabalho. Muitas vezes a pessoa com deficiência por possuir aposentadoria fica de fora do mercado de trabalho”.
Ele comentou sobre a expectativa de aprovação do projeto. “O projeto foi apresentado agora. A possibilidade de aprovação vai depender do transcorrer das discussões. É uma emenda constitucional e precisa de um terço dos deputados da Assembleia. A partir da discussão vamos saber a viabilização do projeto”.