Press "Enter" to skip to content

Quase metade das brasileiras sofreram algum tipo de assédio sexual em 2022

Última atualização 03/03/2023 | 16:59

Mais de 46% de brasileiras sofreram algum tipo de assédio sexual em 2022, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha. O levantamento foi encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado nesta última quinta-feira, 2. Este índice é o maior da série histórica do levantamento, que teve início em 2017. Comparando com dados do ano anterior, houve um aumento de nove pontos percentuais nos casos de assédio.

Segundo o instituto, quatro em cada 10 mulheres ressaltam ter recebido cantadas ou comentários desrespeitosos enquanto andavam em alguma via. 18,6% delas afirmam ter ouvido cantadas ou comentários impertinentes no ambiente de trabalho, enquanto 12,8% sofreram assédio no transporte público e 11,2% foram abordadas de maneira agressiva durante festa ou eventos.

Ainda de acordo com pesquisa é apontado que o assédio tem sido comum entre mulheres jovens. Na faixa etária de 16 a 24 anos, 76,1% foram vítimas desta situação no ano passado.

Mais de 31% das mulheres com ensino fundamental afirmaram que sofreram alguma forma de assédio em 2022, enquanto as que possuem nível superior, esse percentual chegou a 59,7%. De acordo com o levantamento, a discrepância pode estar ligada a compreensão do que é assédio, uma definição que pode variar na percepção de uma mulher para outra.

“É provável que mulheres mais jovens e que passaram pela faculdade estejam mais engajadas em debates sobre os direitos das mulheres e, portanto, tenham uma compreensão mais ampla do que significa assédio sexual”, aponta o levantamento.

O instituto Datafolha entrevistou 2.017 pessoas com mais de 16 anos em 126 municípios brasileiros no período de 9 a 13 de janeiro de 2023. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.