Que tal investir no patinete elétrico e fugir de gastos com transportes tradicionais?

Em um simples passeio pelas ruas de Goiânia dá para notar que eles estão ganhando espaço. O patinete elétrico vem invadindo o trânsito das principais capitais do país pela economia e vantagens em meio a tantas altas dos combustíveis e do custo de vida em geral. Apesar de parecer muito caro, este meio de transporte está ocupando terreno até entre os que costumavam utilizar ônibus coletivos.

A aparência minimalista deles também engana por serem mais potentes e sofisticados do que aparentam. É um estilo que parece ter vindo para ficar, principalmente quando são colocados no papel os gastos comparativos com um carro, uma moto ou mesmo transporte público.

A economia pode ficar perto de R$9 mil em um ano, incluindo o combustível, a manutenção periódica, IPVA, seguro e a depreciação do bem. Outro atrativo é que não há exigência de habilitação, emplacamento ou pagamento de impostos para parte deles.

No mercado, a definição de patinete elétrico inclui diversos tipos de veículos movidos por eletricidade, ou seja, vai desde um skate a uma moto. O modelo mais apropriado para o trânsito de Goiânia, no entanto, é um que tem pneus, potência e velocidade compatíveis.

Ele seria um de 2 mil watts, sem necessidade de habilitação, com capacidade de percorrer até 50 quilômetros e velocidade máxima de 65 quilômetros por hora. O preço vai de R$8,5 mil a R$13 mil. “Não precisa de velocidade superior porque o fluxo médio de carros é esse”, explica o empresário Alexsander Maia, da Bellavita Scooters.

“Eu mesmo tenho um que uso para me deslocar diariamente e muitas vezes ao dia entre o Serra Dourada e o Jardim América. O meu custo varia de R$1 a R$1,5 a cada 50 quilômetros. De carro, eu gastaria pelo menos cinco litros, que multiplicado por R$7 reais da gasolina, se tornaria R$35 em apenas um dia. Sai mais barato ainda do que a passagem de ônibus, hoje de R$4,30. Em um ano ele se paga”, detalha Maia. A escolha do modelo ideal, no entanto, depende do tipo de deslocamento e se haverá passageiro, o que influencia na bateria.

A procura, segundo Alexsander e também conforme aponta o vendedor Marcos Jhonatan, da Shineray Goiânia, aumentou com a pandemia, mas subiu ainda mais após o início da Guerra na Rússia. “As pessoas desconfiaram que haveria desabastecimento de combustíveis e também aumento no valor deles, por isso começaram a enxergar os patinetes elétricos como uma alternativa”, diz Marcos. Ele afirma que os modelos mais simples são os mais vendidos, mas nem por isso são ruins.

A facilidade de carregar o patinete elétrico completamente de 3 a 8 horas, conforme o modelo, e a possibilidade de transportar a bateria chama atenção dos visitantes de ambas as lojas.

Os únicos cuidados exigidos com o veículo são a avaliação dos pneus, com duração de dois a três anos, ajustes mecânicos esporádicos e troca da bateria, o que ocorre a longo prazo. “Não existe força de arrancada, então os pneus se desgastam pouquíssimo. Posso dizer que é o mais procurado entre as mulheres até por causa da relação eficiência e peso, que entre elas costuma ser bem vantajosa”, afirma Marcos.

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Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

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