“Queijo do Sul de Minas vence prêmio internacional em concurso de Araxá”

22queijo-do-sul-de-minas-vence-premio-internacional-em-concurso-de-araxa22

Queijo artesanal produzido no Sul de Minas vence principal prêmio em concurso internacional

O Brasil conquistou pela 1ª vez prêmio máximo da ExpoQueijo com produto de Alagoa (MG), que alcançou a maior pontuação em Araxá (MG).

Queijo do Sul de Minas vence prêmio em um dos maiores concursos do mundo em Araxá

Queijo do Sul de Minas vence prêmio em um dos maiores concursos do mundo em Araxá

O queijo “Pedra do Segredo”, produzido em Alagoa, no Sul de Minas, conquistou o prêmio Super Ouro na 5ª edição da ExpoQueijo Brasil – um dos maiores concursos de queijos do mundo. O evento foi realizado neste fim de semana em Araxá (MG) e reuniu mais de mil queijos de 17 países, incluindo representantes de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Nas quatro primeiras edições do concurso, o título principal ficou duas vezes com a Itália e, nas duas últimas, com um produtor da Argentina. Em 2025, o prêmio veio para o Brasil, com um queijo artesanal do Sul de Minas.

O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países.

O produtor Jaime Porfírio de Barros foi representado na cerimônia por sua prima, Tatiany Barros Siqueira. Com massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o queijo apresenta cristais de tirosina, que é um sinal de maturação avançada, formados naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.

“Os nossos queijos são maturados em temperatura ambiente. A gente não tem a câmera de resfriamento, com controle de temperatura e umidade. Então, nosso controle é a nossa natureza. É um queijo 100 % artesanal, até mesmo na cura”, destacou Tatiany Barros Siqueira.

Essa foi apenas a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo, suficiente para superar concorrentes da Europa e da América Latina. Tatiany comemorou o reconhecimento para a pequena cidade de Alagoa.

“É muito grandioso, né? É um prêmio que acho que levou para a Alagoa um reconhecimento muito grande, depois de duas vezes, italianos e argentinos, e agora trazer esse prêmio para o Brasil, para Minas Gerais e para uma cidadezinha tão pequenininha que é Alagoa, eu acho que é, assim, grandioso demais”, afirmou.

Jair Martins de Barros, queijeiro mais antigo em atividade na cidade, com 64 anos de experiência, também celebrou a conquista. “A terra do queijo é Alagoa. Um leite de primeira, dou tratamento orgânico. Estou muito feliz”, disse.

Além do Prêmio Super Ouro, outros queijos da região foram premiados com medalhas de bronze, prata e ouro. A lista completa dos vencedores está disponível no site www.expoqueijobrasil.com.br.

PREMIAÇÕES

A ExpoQueijo Brasil 2025 distribuiu troféus em 42 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 39 conquistas “Ouro”, seguido por Itália, Argentina e Peru. Minas Gerais foi o estado com maior número de premiações. O concurso avaliou mil queijos artesanais de 16 países, julgados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.

Veja mais notícias da região no Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp