Quer curtir o carnaval? Veja programações em Goiás

Por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), como medida de prevenção e enfrentamento da Covid-19, várias prefeituras decidiram pela não realização de eventos públicos de Carnaval. Para evitar aglomerações, alguns municípios também proibiram eventos e festas privadas. Entretanto, as cidades goianas estão se preparando para receber e atender os visitantes.

Veja as programações das prefeituras:

Caldas Novas

Caldas Novas, região Sudoeste de Goiás, a folia de 2022 vai contar com apresentações de nomes como Gusttavo Lima, João Gomes e Tarcísio do Acordeon.

De acordo com a Prefeitura de Caldas Novas, para ter acesso aos shows, o público precisará apresentar o passaporte de vacinação contra a Covid-19 ou teste negativo. O Carna Verão acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro. Os ingressos serão vendidos de forma avulsa (por dia) na portaria nos dias do evento.

Segundo o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, uma força-tarefa foi criada para garantir a segurança dos turistas que estiverem no município para o feriado de carnaval.

Rio Quente

A cidade vizinha de Caldas, Rio Quente, não realiza nenhum evento público. No entanto, espera receber milhares de turistas para o feriado prolongado de Carnaval. De acordo com a prefeitura, o município intensificou as ações de fiscalização e conscientização, que visam garantir a manutenção dos protocolos sanitários e impedir o avanço da Covid-19.

O secretário de Turismo, Romero Machado, explica que o último decreto, publicado pela Prefeitura Municipal, estabelece que hotéis e clubes aquáticos possam atuar com 90% da capacidade de ocupação. ”Em todos os locais o uso de máscara e de álcool em gel é obrigatório, conforme determina lei municipal”, explica.

Goiânia

Na Capital como medida de prevenção e enfrentamento da Covid-19, foi anunciada a proibição das festas de carnaval. Os grandes eventos, como shows e baladas, terão limite de público em até 500 pessoas.

Pirenópolis

A Prefeitura de Pirenópolis proibiu a realização de eventos públicos e privados no município. Também não será permitido circular com coolers, caixas de isopor, garrafas ou recipientes de vidro. O município também proibiu a montagem de acampamentos em áreas públicas.
Os passeios turísticos são permitidos com o uso de máscaras e distanciamento social.

Apesar das restrições, o município espera centenas de turistas durante o feriado prolongado. Para evitar o descumprimento das medidas sanitárias, a Superintendência de Trânsito realizará a Operação Sossego, com o fechamento de algumas vias da cidade.

Portanto, entre está sexta-feira (25) e quarta-feira (2) as vias: Rua do Rosário, Beira Rio, 24 de Outubro, Rua do Carmo e Travessa Pirineus terão o tráfego de veículos impedido.

Cidade de Goiás

Na Cidade de Goiás, região Central do Estado, não será realizado o tradicional Carnaval este ano. No entanto, a prefeitura informou que o município deve receber turistas em busca de tranquilidade neste feriado. Mesmo no feriado a prefeitura mantém o toque de recolher entre 03h e 6h da manhã.

Segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Cidade de Goiás, todos os museus, bares, restaurantes, hotéis, pousadas e atrativos turísticos, estarão funcionando normalmente de sexta-feira (25) a terça-feira (1).

Chapada dos Veadeiros

As cidades de Alto Paraíso e Cavalcante, localizadas na região Nordeste do Estado, também não vão realizar o Carnaval de rua. No entanto, entre as programações da prefeitura de Alto Paraíso estão a festa na Cachoeira dos Cristais e o Bloco Chapada Dreams.

Os passeios turísticos são permitidos com o uso de máscaras e distanciamento social. As prefeituras também aconselham a contratação de guias locais para as saídas na natureza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp