Press "Enter" to skip to content

Queratopigmentação: brasileira muda cor dos olhos e divide opiniões na web

Última atualização 06/01/2024 | 13:12

Uma brasileira viralizou nas redes após realizar um procedimento estético para mudar a cor dos olhos em Lausanne, na Suíça. O vídeo publicado por uma conta da clínica responsável pela cirurgia, denominada queratopigmentação, alcançou mais de 14 milhões de visualizações e 360 mil curtidas.

Na web, os internautas ficaram divididos com o procedimento. “Se a pessoa perder a visão, o valor da cirurgia inclui o transplante de córneas?”, ironizou um. “Como assim, gente? Tô chocada. Nem sabia que dava para fazer isso”, digitou outra.

“Seus olhos agora estarão muito sensíveis, especialmente ao sol. Isso realmente vale a pena?”, questionou uma terceira pessoa.

Queratopigmentação

A queratopigmentação trata-se de um procedimento oftalmológico que envolve a pigmentação da córnea do olho para alterar sua cor ou aparência, colocando pigmentos no tecido da córnea, como uma tatuagem.

É necessário que seja feito com extrema precisão e cuidado, utilizando técnicas especializadas e equipamentos específicos para minimizar o risco de danos à córnea.

No Brasil, a queratopigmentação não é regulamentado para fins estéticos em pessoas com visão saudável, isto é, não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina para essa finalidade. Pois, para isso, existem lentes de contato coloridas.

A indicação para realizar o procedimento é indicada que seja usada apenas em casos em que o paciente tenha deficiência visual para melhorar o aspecto do olho.

Assista ao vídeo da jovem brasileira: