Press "Enter" to skip to content

Radar: Personagem histórico

Veja os bastidores da política na coluna Radar desta quarta-feira, 25

Esta semana o intrépido Toniquinho JK completou 92 anos. No histórico comício de JK em Jataí, então candidato à presidência da República, Toniquinho perguntou se eleito ele iria transferir a sede do poder federal para a região Centro-Oeste. JK respondeu que sim e 4 anos depois nascia Brasília. Para eternizar o feito de Toniquinho, em breve será lançado o filme “A pergunta que mudou a história do Brasil.”

Foco na educação

Morrinhos, no Sul do Estado, recebe o Detran em Ação. Desde a semana passada, equipes do Goiás Sinalizado estão na cidade fazendo sinalização horizontal e vertical. O presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, destaca que a prestação de serviços é só um dos pilares do programa, que tem como foco a educação para trânsito, visando a redução de conflitos e especialmente de acidentes de trânsito.

Tragédia ambiental

O governo federal só ontem percebeu a gravidade do incêndio na Chapada dos Veadeiros. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, mandou para Alto Paraíso para ajudar no combate ao fogo que já consumiu 15% do parque nacional.

No vácuo

O governador Marconi Perillo apresenta o projeto do trem de alta velocidade Goiânia-Brasília para investidores empresários espanhóis num momento estratégico, quando muitos falam em deixar a Catalunha, reflexo do movimento de independência da região, que segundo eles provoca insegurança jurídica.

Convidado de peso

Marconi levou em sua comitiva o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, a quem coube a tarefa de detalhar o Estudo de Viabilidade Econômica e Ambiental (EVTEA), elaborado por técnico da ANTT, e que estima em R$ 9,5 bilhões o investimento total de implantação do trem, que terá seis estações (Brasília, Samambaia, Alexânia, Abadiânia, Anápolis e Goiânia).

Tropa de elite

Comitiva goiana de Marconi na missão comercial à Espanha: João Furtado, Cyro Miranda, Francisco Pontes e André Rocha.

Mais que previsível

Parece aquele jogo de cartas marcadas. A Câmara deverá enterrar hoje a segunda denúncia contra Michel Temer.

Divisor de águas

A votação hoje da 2ª denúncia contra Temer deve espelhar o cenário político para 2018. Ficará claro, por exemplo, se os partidos hoje aliados do governo, a base do impeachment de Dilma Rousseff, terão condições de marchar juntos ou se vão se dividir em candidaturas presidenciais concorrentes.

Mudança de cenário

Em Brasília não se fala em outra coisa: João Doria abriu caminho para a candidatura presidencial de Geraldo Alckmin, porque caiu nas pesquisas e não representa mais ameaça ao projeto do governador paulista.

A opção Meirelles

Nos bastidores do Planalto avalia-se que um eventual desembarque do PSDB do governo poderia levar o presidente Michel Temer a teria um outro candidato à presidência da República, fora do ninho tucano – Henrique Meirelles – que poderia ser o ajudado pela máquina de governo, ainda que sem chances de eleição, dividiria os votos do eleitorado do centro para a direita. E isso poderia prejudicar sobremaneira Geraldo Alckmin.

O ciclista da alegria

Na semana em que Goiânia completou 84 anos, um registro sobre um personagem que embalou os sonhos de liberdade da juventude da Capital, no final da década de 1970 e início de 80: Mauricinho Hippie. De roupas extravagantes para a época, peruca loira e um gatinho nos ombros, circulava de bicicleta pelas ruas de Goiânia distribuindo acenos e beijinhos.

 Se a moda pega…

Revoltados, ucranianos decidiram jogar literalmente os políticos daquele país em contêineres de lixo. As imagens, publicadas na Internet, seriam trágicas, se não fossem cômicas.

Afogando em números

Nada menos que 63% dos senadores que votaram a favor do retorno de Aécio Neves ao Senado respondem a inquéritos ou ações no STF.

Água fria na fervura

Por causa da polêmica envolvendo o último programa eleitoral do PMDB, Daniel Vilela prometeu mais espaço para os deputados estaduais do partido, nas próximas edições.

Coisa feia

A lógica dos políticos está cada vez mais desconectada da realidade. Na semana que Goiânia completou 84 anos, pode-se dizer que foi um crime o que fizeram a Capital, na questão do BRT: Arrancaram árvores, bagunçaram o trânsito, superfaturaram preços e suspenderam a obra.

Tecnologia na política

O mestre em Ciência Política, Gustavo Warzocha, e o cientista da computação, Geraldo Figueiredo, criaram uma plataforma multimídia que faz uso da tecnologia para aprimorar a participação política e promover propostas de reformulação do Legislativo Brasileiro. Trata-se do projeto Monitora, Brasil!, concebido como um ecossistema de transparência e participação política, reunindo portal na internet, aplicativo para smartphones, redes sociais e grupos de discussão no WhatsApp.

Frase do dia

“Na minha época a gente também sofria bullying, mas reagia dando uma porrada no colega e ficava tudo resolvido” (Cileide Alves, jornalista).

Gestão Balestreri

Em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) promove, nos dias 26 e 27 de outubro, o workshop “Mulheres em situação de violência e o papel dos profissionais de segurança pública”. O evento conta com o apoio da Embaixada Britânica no Brasil.

Conversão de multas

O advogado ambiental Roberto Hidasi comemora decisão do governo federal em converter multas ambientais em ações de recuperação de áreas nativas degradadas. O decreto que autoriza a conversão de cerca de R$ 4 bilhões de multas em investimentos ambientais foi assinado pelo presidente Michel Temer no fim de semana. Segundo o advogado, o governo deu mais um passo na busca pela preservação e recuperação do meio ambiente e biomas brasileiros.

Disputa acirrada

Nada menos que quatro candidatos a deputado federal vão disputar votos em Cristalina, um dos mais importantes colégios eleitorais do estado: Célio Silveira, José Mário Schreiner, Marcos Abrão e Flávia Morais.

Ungido

Atende pelo nome de Túlio Santillo, ex-prefeito de Águas Lindas, o nome da preferência de Ronaldo Caiado para representar o Entorno de Brasília na Assembleia Legislativa.

O cara

Prefeito reeleito de Águas Lindas, Hildo do Candango (PTB) é apontado hoje como uma das principais lideranças políticas do Entorno de Brasília e fiel da balança para o bom desempenho da base aliada de Marconi na região.

Hoje na História

Em 25 de outubro de 1881, nascia Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria dos Remédios Cipriano da Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, um dos maiores pintores artísticos do mundo. Picasso foi o precursor do Cubismo e revolucionou toda a arte do século XX, nas áreas de pintura e escultura.

Realidade virtual

A maioria dos políticos que postou homenagens a Goiânia nas redes sociais usou imagens do Parque Vaca Brava, mas tão editadas que pareciam um paraíso.

Jeitinho brasileiro

Temendo desgastes para 2018, governistas estudam ausentar do plenário em vez de votar abertamente com Temer.

Batendo pesado

Da ex-senadora Marina Silva (Rede): “A inaceitável portaria que facilita o trabalho escravo mostra claramente que, para esse governo, não há limites para a impunidade”.