Radares de velocidade em Manaus: veja 7 trechos de avenida que terão fiscalização e multa a partir de janeiro
Medida tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito e diminuir o número de acidentes em trechos considerados críticos.
1 de 1 Avenida do Turismo começa a ser sinalizada com radares de velocidade em Manaus. — Foto: Divulgação/IMMU
A partir de 2 de janeiro de 2025, sete trechos da Avenida do Turismo, em Manaus DE, que já possuem radares de velocidade, voltarão a ter fiscalização eletrônica e multas. A avenida, localizada na Zona Oeste, registrou 17 mortes em acidentes neste ano, sendo a via com o maior número de ocorrências fatais, segundo a prefeitura. No local, foram instalados sete radares fixos. Confira abaixo os pontos onde as multas serão aplicadas.
A medida adotada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) tem como objetivo reduzir o crescente número de acidentes de trânsito com vítimas mortas registrados em Manaus nos últimos anos.
Locais de instalação dos radares:
1. 🚦🚗 Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido complexo turístico Ponta Negra
2. 🚦🚗 Avenida do Turismo, oposto condomínio Mediterrâneo 1 – Tarumã sentido aeroporto Eduardo Gomes
3. 🚦🚗 Avenida do Turismo/avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido complexo turístico Ponta Negra
4. 🚦🚗 Avenida do Turismo, oposto ao residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu sentido Oeste
5. 🚦🚗 Avenida do Turismo, em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
6. 🚦🚗 Avenida do Turismo, escola municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
7. 🚦🚗 Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste
Radares de controle de velocidade começam multar em janeiro de 2025 em Manaus
AUMENTO DE MORTES NO TRÂNSITO
Conforme o IMMU, de janeiro a novembro deste ano, houve um aumento preocupante de 19% no número de óbitos no trânsito em comparação com o mesmo período de 2023. No total, 292 pessoas perderam a vida nas vias da cidade neste ano, enquanto no ano anterior esse número foi 228.
Um dado alarmante é que quase metade das vítimas fatais eram motociclistas, grupo que apresentou um salto significativo de acidentes. Neste ano, 146 motociclistas morreram no trânsito, representando um aumento de 39% em relação a 2023, quando foram registrados 105 óbitos dessa categoria.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destacou que a volta dos radares eletrônicos será fundamental para coibir infrações como o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves. Além disso, a fiscalização eletrônica deve estimular um comportamento mais responsável dos condutores, reduzindo os riscos nas vias.
”É isso que a gente quer, que as vias da cidade estejam mais seguras, que sejam lugares para as pessoas se deslocarem e possam voltar para as suas casas. Nós estamos investindo para que a cidade de Manaus tenha mais segurança viária, para que a gente possa salvar vidas, uma vez que tem tido muito acidente fatal nos últimos meses na cidade”, declarou.