Multas aplicadas por seis radares em rodovias de Goiás serão canceladas por erro de equipamento, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Segundo o órgão, os radares ficam em Luziânia e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, e passaram por verificações feitas pelo Inmetro após queixas de motoristas (veja lista dos radares abaixo).
As aferições feitas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reprovaram seis radares em Goiás e um no Distrito Federal entre os dias 6 e 30 de maio. Em nota, o órgão informou que todos os equipamentos estão localizados na BR-040 e operavam desde o dia 20 de fevereiro.
CONFIRA A LISTA DE RADARES REPROVADOS EM GOIÁS:
Luziânia
– Km 13 – Reprovado em 30/05
– Km 14 – Reprovado em 30/05
– Km 15,4 – Reprovado em 06/05
Valparaíso de Goiás
– Km 1,5 – Reprovado em 07/05
– Km 3,5 – Reprovado em 06/05
– Km 5,9 – Reprovado em 06/05
O radar reprovado em Brasília está localizado no Km 5,6 e foi reprovado em 7 de maio. Segundo o departamento, todos os autos de infração gerados desde o início da operação até a data de reprovação serão cancelados.
Segundo o Dnit, o órgão voltou a administrar o trecho da BR-040 entre Cristalina e Brasília após o encerramento do antigo contrato de concessão, em agosto de 2024. A antiga concessionária tinha alguns equipamentos de Controle Eletrônico de Velocidade (CEV). Após uma análise, o Dnit decidiu por manter os pontos de fiscalização e novos equipamentos foram instalados.
Entretanto, as manifestações continuaram levando a uma verificação feita pelo Inmetro, que reprovou os sete equipamentos. Diante disso, o Dnit realizou a paralisação imediata dos radares. Em nota, o órgão afirmou seu compromisso com “a transparência, a legalidade e a segurança viária nas rodovias federais sob sua responsabilidade” e que todas as providências estão sendo tomadas para que os equipamentos reprovados sejam ajustados e submetidos a nova verificação para que possam voltar a operar.
Quem já pagou as multas geradas pelos equipamentos reprovados pelo Inmetro tem direito ao reembolso dos valores. Antes, é preciso checar também se as multas foram feitas entre o período de operação dos radares, que teve início em 20 de fevereiro, e a reprovação de cada um deles. Veja como obter a restituição dos valores no Portal de Multas de Trânsito do Dnit. Para acompanhar a solicitação, acesse o menu da página e verifique o status das autuações.