Press "Enter" to skip to content

Rainha da Holanda sugere como crianças brasileiras devem gastar dinheiro

Última atualização 10/06/2023 | 11:50

A rainha da Holanda Máxima Zorreguieta sugeriu como as crianças brasileiras devem gastar dinheiro durante a visita a uma escola de Brasília. Ela perguntou sobre como os alunos utilizavam o dinheiro que recebiam da família. Ao ouvir respostas que incluíam atividades como ir ao cinema e comprar doces ou remédios, a monarca aconselhou os estudantes que considerassem a possibilidade de investir em itens de maior porte, como bicicletas, iPads e smartphones.

“Quando eu estava na escola, não tive educação financeira. Quando fiz 17 anos e terminei a escola, tive que trabalhar. E comecei a ganhar dinheiro, mas isso não ocorreu muito bem. Estava gastando mais do que eu recebia. Então, no fim do mês, percebi que estava com um buraco na minha carteira. E eu tinha sonhos de comprar um carro no futuro, uma casa, mas se eu continuasse assim, jamais conseguiria”, confidenciou a rainha.

A monarca foi recebida na unidade de ensino com uma apresentação musical preparada pelas crianças e teve a companhia do presidente do BCB , Roberto Campos Neto. A rainha Máxima está no Brasil como assessora especial do secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para Inclusão Financeira ao Desenvolvimento.

A reunião foi realizada como parte de uma colaboração entre o Banco Central do Brasil (BCB) e a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) para acompanhar o progresso do projeto “Aprender Valor”. O programa  que combina educação financeira com conteúdos de outras disciplinas, por meio de atividades que promovem o uso responsável do dinheiro vem sendo implementado desde 2020 em 161 escolas da capital federal, abrangendo estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.