Press "Enter" to skip to content

Receita Federal libera consulta de lote residual do Imposto de Renda

Última atualização 23/11/2022 | 17:41

A Receita Federal liberou a consulta de contemplados no lote residual do Imposto de Renda nesta quarta-feira, 23. Segundo a autarquia, 556.685 contribuintes receberão cerca de R$ 1,2 bilhão em restituições, ao todo. A maior parte dos beneficiados é composta por pessoas dentro da chamada prioridade legal.

Para verificar se o nome está na lista, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda” e, depois, “Consultar a Restituição”. Na mesma opção, o contribuinte poderá verificar se há pendências e retificar a declaração de Imposto de Renda. A prioridade do pagamento ocorre para idosos acima de 80 anos, depois pessoas na faixa etária de 60 e 79 anos, seguido de contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e, por último, pessoas com maior fonte de renda seja o magistério.

O dinheiro será creditado na próxima semana. Os contemplados terão o dinheiro disponibilizado na conta bancária. Caso não seja liberado, o contribuinte pode procurar uma agência do Banco do Brasil em até um ano presencialmente ou entrar em contato pelos telefones telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

A orientação para os contribuintes não contemplados é manter a calma. É necessário aguardar ser intimado pela Receita, caso tenha ocorrido alguma inconsistência nos dados. A restituição é um direito dos contribuintes que tiveram o valor retido ou que recolheram através do carnê leão valor maior do que o imposto devido, ou seja, maior do que o imposto apurado na declaração. Nesse caso, a pessoa antecipou valor maior do que deveria, então a Receita está devolvendo a diferença que antecipou no ano anterior.