A procura pelo verdadeiro amor pode render aos “cupidos” uma boa recompensa. Pelo menos nos Estados Unidos. Mati Roy, ao longo da maior parte de sua vida, deixou o namoro em segundo plano em sua lista de prioridades. Embora tenha tentado aplicativos de namoro de forma descompromissada e estivesse aberto a um relacionamento se este se desenvolvesse naturalmente, buscar o amor não parecia valer o esforço.
Entretanto, ao entrar na casa dos 30 anos, as prioridades de Roy começaram a mudar. Após ponderar sobre ter filhos, decidiu que queria constituir uma família. Em dezembro de 2021, Roy criou uma biografia de namoro online, conhecida como “date-me doc”, incentivando as pessoas a compartilhá-la online.
No texto, ele destacou que tinha 1,88 metros de altura, não bebia, não fumava nem usava drogas e demonstrava menos interesse em passar tempo juntos do que casais típicos. Dado o peso da importância de ter filhos, ele ofereceu US$ 2.000 para quem o apresentasse à pessoa com quem ele acabaria co-parentando legalmente. (Roy escolheu essa redação para não excluir a possibilidade de adoção.)
O dinheiro era um experimento, e o valor refletia uma quantia que poderia motivar as pessoas a se envolverem. Agora com 33 anos e gerente de projeto na OpenAI, Roy chamou a recompensa de “dating bounty”. Um amigo ofereceu um adicional de US$ 1.000 com um requisito mais fácil: iria para quem o apresentasse a alguém que lhe trouxesse “muita alegria” por pelo menos 18 meses.
Outro amigo, Anatoliy Zaslavskiy, conhecido como Toli, adicionou US$ 500 com a mesma condição de 18 meses, elevando a recompensa total para US$ 3.500. Zaslavskiy, agora com 31 anos e engenheiro na Dropbox, gostou tanto da ideia que decidiu oferecer sua própria “dating bounty”: US$ 100.000 pagos em um cronograma de vesting de quatro anos.
Após o primeiro ano de relacionamento, o casamenteiro amador receberia uma quantia única de US$ 25.000. Em seguida, a pessoa receberia pagamentos mensais de aproximadamente US$ 2.000 até que o valor total fosse pago ou o casal se separasse. Para aqueles com maior tolerância ao risco financeiro, Zaslavskiy propôs uma alternativa: uma iniciativa de participação nos lucros.
Se o parceiro em potencial concordasse com os termos, o casamenteiro receberia 10% da renda combinada do casal em um cronograma de vesting semelhante. Se os ganhos deles aumentassem, também aumentaria a recompensa. Assim como Roy, Zaslavskiy publicou sua oferta online. Conforme os documentos circulavam, comentaristas ridicularizaram a ideia por ser não apenas incomum, mas constrangedora.
Imprevisível
Após postar sua recompensa, Anatoliy Zaslavskiy, conhecido como Toli, recebeu cerca de cinco apresentações, duas das quais resultaram em videochamadas, mas nenhuma evoluiu para encontros românticos. Após uma reconciliação e término com uma ex-parceira, ele voltou a namorar, mantendo ativa a recompensa de $100.000. Agora, Toli planeja pagar a recompensa à pessoa que o apresentar ao seu parceiro de longo prazo.
Mati Roy, por sua vez, recebeu cerca de 27 apresentações, resultando em cinco videochamadas e um encontro presencial. Nenhum deles se transformou em romance, mas sua amiga Carrie Radomski, que já havia tentado apresentá-lo a alguém antes, compartilhou sua recompensa em sua página no Facebook. Isso rapidamente atraiu críticas – e chamou a atenção de Carissa Cassiel, uma amiga de Facebook de Radomski.
A honestidade e a especificidade do perfil de Roy (que desejava pelo menos dois filhos e era adepto da criônica) cativaram Cassiel, e a recompensa parecia uma ideia inteligente. No entanto, o ponto de venda foi notar como Roy lidava com as críticas. Comentários sugeriram que a recompensa era estranha, que o perfil tinha muitas informações ou que ele parecia autista, disse Cassiel, 39 anos.
“Eu observei nos comentários como ele respondia às pessoas”, disse ela. “Ele era muito cortês e dizia: ‘Isso é um ótimo ponto’ ou ‘Eu deveria mudar isso’ ou ‘Eu poderia adicionar algo assim’ ou ‘Isso não é o que eu penso’. Ele simplesmente lidou com tudo lindamente, e isso pareceu muito significativo para mim.”
Cassiel decidiu comentar em defesa de Roy. Ela destacou que, como uma mulher solteira, gostava de ter muitas informações detalhadas ao avaliar potenciais parceiros.
Roy estava no Canadá e Cassiel morava na Geórgia, mas os dois começaram a se comunicar e a passar tempo juntos durante encontros virtuais comum a um amigo. Para avaliar se funcionariam como casal, Roy foi morar com Cassiel por algumas semanas, passando também um tempo no México com ela e Thane, filho de Cassiel de um relacionamento anterior.
Roy se mudou permanentemente para a Geórgia. O casal se casou em abril passado e está criando Thane juntos. Como o relacionamento durou mais de 18 meses, $1.500 da recompensa foram pagos a Radomski, que pretende doá-lo a uma organização sem fins lucrativos. Roy ainda não adotou legalmente Thane, mas se o fizer, ou se o casal tiver um filho biológico ou adotar outra criança, Radomski também receberá a recompensa original de $2.000.
Roy e Cassiel estão entusiasmados com o potencial dos “dating bounties”. Roy acredita que é uma forma de as pessoas que conectam outras serem remuneradas por seu trabalho – é um sinal de respeito. Cassiel acredita que, sem isso, ela e Roy talvez nunca tivessem se conhecido.
“Acho isso genial e realmente envolve as pessoas e as faz se importarem”, disse ela. “Acredito também que mostra motivação, comprometimento e dedicação. É um reflexo muito exemplar de sua personalidade. Quando ele decidiu que estava pronto, ele colocou seu dinheiro onde estava sua boca.”
Antigos casamenteiros
O termo “bounty” evoca imagens de cartazes de recompensa para capturar criminosos e lembra os “bug bounties” que empresas de tecnologia oferecem a pessoas que encontram falhas em seus sistemas. No entanto, as “dating bounties”, de Roy e Zaslavskiy podem ser consideradas um retorno à antiga prática de casamenteiros.
Ao invés de deslizar os dedos em aplicativos de namoro, eles buscam incentivar conexões para ajudá-los a encontrar um par. Isso, de fato, era a principal forma como as pessoas conheciam seus parceiros, afirmou Michael J. Rosenfeld, sociólogo de Stanford especializado em pesquisas sobre como casais se conhecem e permanecem juntos.
Rosenfeld acredita que a “dating bounty” faz sentido, considerando que amigos e familiares estão fora de prática ao fazer apresentações.
“Isso é um esforço para colocar todos na mesma página, e isso faz sentido para mim”, disse ele. Além disso, acrescentou que as pessoas “adequadamente não tratam a solteirice como uma emergência”, mas sim como um estado de vida. “Então, se você quer que as pessoas trabalhem nisso, precisa meio que incentivá-las com a sensação de que isso é algo realmente importante.”
Para Zaslavskiy, a singularidade da ideia é parte do seu apelo. Ele não tinha medo de ser ridicularizado, se isso abrisse mais opções para encontrar o amor, e esperava que a recompensa atraísse o tipo de pessoa mente aberta que ele gostaria de namorar. Na época, Zaslavskiy, que mora no Brooklyn, estava ganhando cerca de $200.000 por ano, então os pagamentos mensais de aproximadamente $2.000 representariam cerca de 12% de seu salário.
“Eu olhei para todas essas coisas na minha vida que não me trazem tanto valor”, disse Zaslavskiy. “Neste ponto, estou gastando talvez $13.000 por mês, mas eu realmente preciso de tudo isso que estou comprando? Absolutamente não. Se eu pudesse gastar $2.000 disso para encontrar alguém que eu amo, então isso é absolutamente válido.”
Ele cita o Blind, um aplicativo anônimo de fofocas usado por alguns funcionários de tecnologia. “Basicamente, é um monte de pessoas reclamando de suas vidas, como um colega descreveu”, disse ele. “Muitas pessoas lá ganham bem mais de meio milhão de dólares por ano e ainda assim têm dificuldades nos relacionamentos. Acredito que as pessoas no Blind pagariam prontamente mais de 10% para ter um relacionamento satisfatório.”
Para a maioria das pessoas, $100.000 seria uma quantia impressionante. No entanto, somas maiores já foram oferecidas. Certa vez, um bilionário ofereceu a Rachel Greenwald, casamenteira profissional e fellow executiva da Harvard Business School, uma recompensa de $1 milhão se ela encontrasse sua futura esposa. Ela recusou.
Greenwald comentou que não é surpreendente que geralmente sejam os homens a oferecerem “dating bounties”: “As mulheres acham que soa desesperado, e os homens acham que soa como uma jogada de poder”, disse ela.
Não é que “dating bounties” não existam no mundo dos casamenteiros. “Bônus de casamento” e “taxas de sucesso”, quando “sucesso” é definido de forma mais ampla do que apenas subir ao altar, são comuns. Greenwald estima que um terço dos casamenteiros têm algum tipo de taxa de sucesso em seus contratos.
Ainda assim, é importante não confundir a taxa de sucesso com o próprio trabalho de casamenteiro, afirmou Greenwald. Enquanto alguns profissionais, como agentes imobiliários, trabalham comissionados, o modelo de negócios mais comum para casamenteiros envolve uma mensalidade e uma taxa de sucesso. Para os melhores casamenteiros, a mensalidade pode variar de $10.000 a $75.000 por mês, por três a seis meses, com uma taxa de sucesso de $50.000 a $1 milhão.
O modelo de receber apenas uma taxa de sucesso não reflete como o negócio de casamenteiros funciona, destacou Ms. Greenwald. Não reconhece que, ao procurar um casamenteiro, você está pagando não apenas pelo “sucesso”, mas também pelo tempo da pessoa, sua rede de contatos e sua expertise psicológica para entendê-lo e orientá-lo.
É por isso que uma “dating bounty” pode parecer grosseira, mesmo que pagar por um coach de namoro ou por uma assinatura premium no Hinge seja aceitável, afirmou Michal Naisteter, casamenteira profissional em Filadélfia. Um parece ser o pagamento por expertise e ajuda para o autoaperfeiçoamento, enquanto o outro parece “colocar um preço no amor”.
(*Reportagem publicada no New York Times)