Rede Hemo envia mais de 500 bolsas de sangue para Roraima

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) enviou 567 bolsas de concentrado de hemácias de sangue para o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima). A diretora do Hemoraima, Patrícia Veríssimo explicou que o envio vai ajudar a manter os estoques roraimenses, que vêm sendo afetados pela crise humanitária envolvendo os venezuelanos que migram para o Brasil.

“Roraima lida com a sobrecarga dos imigrantes que estão fugindo da Venezuela e Guiana, por conta da instabilidade política dos últimos dias. Por causa disso, nosso hospital geral está com plano de contingência, caso haja conflito. Nossa maternidade também está superlotada de mães venezuelanas e o Hospital da Criança está lotado de crianças venezuelanas internadas. Além disso, nosso Estado está passando por mutirões de cirurgias cardíacas e oncológicas. Com certeza, essa ajuda vai ser muito bem-vinda para nós”, afirmou.

DOAÇÕES DA REDE HEMO

Este é o terceiro envio de bolsas feito pela Rede Hemo de Goiás para hemocentros de outros Estados em 2023. Em julho, por causa das fortes chuvas que atingiam parte dos Estados do Nordeste, a Rede Hemo de Goiás enviou 450 bolsas de concentrados de hemácias para a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e 550 bolsas para o Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Em 2022, o Hemope também recebeu apoio de Goiás, ao receber 200 bolsas de concentrados de hemácias. O transporte das bolsas fica sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart explica que a captação de doadores tem apresentado excelentes resultados nos últimos meses, sobretudo após as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue.

CAUSAS HUMANITÁRIAS

Com isso, segundo ela, os estoques de Goiás estão seguros, o que possibilita dar suporte para os hemocentros de outros Estados. “A hemorrede nacional é extremamente unida e sempre está disponível para assegurar o atendimento de todos os brasileiros que precisam de sangue.

“No meio do ano, Pernambuco não teve muitas doações de sangue por causa das chuvas que castigaram os Estados nordestinos. Alagoas também enfrentou dificuldades para abastecer sua rede assistencial. O Hemocentro de Roraima também nos pediu ajuda porque a demanda tem aumentado bastante por causa da migração de venezuelanos e guianeses. Ficamos honrados em poder contribuir com causas humanitárias em nosso país”, explicou.

SANGUE TOTAL

Os concentrados de hemácias são o componente do sangue obtido a partir da centrifugação do sangue total (ST), após a transferência do plasma para uma bolsa satélite. Esse hemocomponente transporta oxigênio para todos os tecidos do organismo. É um elemento indispensável à vida.

Os concentrados de hemácias são preparados a partir da centrifugação de uma bolsa de sangue total e são utilizados para tratamento de pessoas com anemia ou que tiveram hemorragias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos