Regiões do DF ficam sem água nessa terça, 15

A Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) anunciou que hoje, 15, vai faltar água em diversas regiões das 07h as 18h por conta das obras de ampliação da capacidade de bombeamento da adutora do Taquari.

A companhia reforça que as obras vão melhorar as condições de abastecimento da região norte.

Confira os locais onde vai falta água:

Lago Norte

Taquari (toda localidade)
Setor Habitacional Taquari
Condomínio RK
Condomínio Império dos Nobres
Polícia Rodoviária Federal
Setor de Concessionárias e de Comércios do Setor Habitacional Taquari (margem da EPIA)
SPMN (setor de postos e motéis norte)

Sobradinho II

Setor de Mansões de Sobradinho (toda localidade), Condomínio Mini Chácaras (toda localidade)
Condomínio Mirante da Serra, Vale das Acácias, Vila Rabelo I e II, Recanto do Mené
Condomínio Rio Negro e Condomínio Serra Azul, Chácara Santa Olésea, Fibral, Mansões Sobradinho
Sobradinho Novo, Vale das Sucupiras
Vale do Sol
Vale dos Pinheiros

Todos os condomínios do Grande Colorado e DF-150

Chácara São Jorge
Vivendas Friburgo
Jardim Europa I
Colorado Ville
Chácara Beija-Flor
Vivendas Alvorada II
Bem Estar
Boa Sorte
Petrópolis
Morada
Morro do Sansão
Condomínio São José
Condomínio Contagem
Condomínio Residencial Sobradinho
Condomínio Serra Dourada II
Condomínio Meu Sonho, Condomínio Alvorada dos Pássaros
Condomínio Planalto
Condomínio Villa Rica
Condomínio Vila Rosada
Condomínio Vitória
Condomínio Mansões Sobradinho
Condomínio Comercial
Residencial Sobradinho

Mais informações: 115, número da Caesb

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp