Press "Enter" to skip to content

Restaurante é denunciado após instalar câmera no banheiro para vigiar funcionários, no DF

Última atualização 04/03/2024 | 17:41

Ex-funcionários do restaurante Lifebox, da unidade do Lago do Sul, no Distrito Federal, denunciam que os gerentes  instalaram uma câmera de segurança no banheiro, para, supostamente, vigiar o horário de descanso dos trabalhadores. A denúncia foi formalizada e protocolada no Ministério Público do Trabalho (MPT), que agora investiga o caso.

Os funcionários relataram a escassez nutricional da comida, e que muitos deles complementam o almoço ou jantar com restos de lanches deixados por clientes nas mesas. Segundo o Metrópoles, o grupo de ex-funcionários do restaurante afirmou que a alimentação servida aos garçons e cozinheiros do local era de péssima qualidade, na maioria das vezes com carne crua ou misturadas como arroz e salsicha.

O grupo relatou que os gerentes irritados com a prática dos funcionários, decidiram colocar uma câmera no banheiro dos trabalhadores, que é usado tanto por homens como por mulheres. Eles ainda teriam trancado o sanitário em horários de expediente, para supostamente evitar o descanso fora do período estabelecido.

Em entrevista, um ex-funcionário, que preferiu não se identificar, trabalhou como auxiliar de garçom e contou como era a rotina do almoço e jantar servidos pela filial do Lago Sul. “Nós não tínhamos hora de descanso para comer. Nosso tempo destinado à alimentação era apenas no horário de chegada, e esse também era o intervalo de descanso. O restante do dia era todo destinado ao trabalho”, relatou.

 Em nota, a equipe do restaurante esclareceu sobre as denúncias. “Em relação às denúncias apresentadas, gostaríamos de esclarecer que nossa empresa possui políticas rigorosas contra qualquer forma de assédio, e promovemos uma cultura de respeito e colaboração entre todos os membros da equipe. Não há registros de casos de assédio moral por parte de nossos gerentes, e incentivamos nossos funcionários a comunicar quaisquer preocupações para que possamos investigar e resolver imediatamente.”

A empresa reafirma que” nunca foi instalada nenhuma câmera no banheiro dos funcionários. As câmeras de segurança estão estrategicamente posicionadas apenas em áreas comuns, como corredores e locais de preparo de alimentos, visando garantir a segurança de todos os presentes. Não há exposição da intimidade dos funcionários.”

‘‘Quanto às horas de descanso, garantimos que todos os funcionários têm direito a intervalos regulares, conforme estabelecido pelas leis trabalhistas e nossa política interna’’, finalizou o restaurante