Press "Enter" to skip to content

Retomada leva cursos de capacitação para região do Araguaia

Última atualização 29/06/2023 | 10:37

A Secretaria de Estado da Retomada lança projeto piloto de geração de emprego e renda, com cursos de capacitação durante o Mais Araguaia. Em razão do grande número de turistas, a cidade de Aruanã foi a escolhida para receber a unidade móvel do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec), que começará a receber inscrições de 3 a 5 de julho para as primeiras aulas.

Serão oferecidos cursos rápidos de drinks e de aperitivos com pescados. A primeira aula da jornada no Araguaia será no dia 6 de julho e segue o cronograma até a última semana do mês. As oficinas vão ser realizadas todas as quintas e sextas-feiras e com duração de 10 horas cada. As vagas são limitadas e as inscrições são abertas toda semana, de segunda a quarta.

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

“Nós estamos pensando na capacitação da população local, o morador de Aruanã e das cidades vizinhas, para que possa aproveitar o turismo com uma atividade que gere renda. Mas o próprio turista pode também fazer as oficinas oferecidas. Ao final da temporada vamos avaliar o resultado dessa ação”, explica o secretário da Retomada, César Moura.

A unidade móvel do Cotec ficará no Ginásio de Esportes, na rua Paraná, número 305, Setor Central. Basta levar um documento pessoal com foto e ser maior de idade para efetivar a inscrição.

ARAGUAIA

Nos cursos, os alunos que conquistarem o certificado e tiverem cadastro ativo no CadÚnico do Governo Federal poderão se candidatar ao Crédito Social, programa que transfere até R$ 5 mil para incentivar microempreendedores a iniciar ou melhorar o próprio negócio. Para quem não está ativo no CadÚnico, a GoiásFomento estará presente com linhas de crédito voltadas a esse público.

“Essa é a temporada do Mais Araguaia. O Governo de Goiás chega para qualificar e orientar a população nas oportunidades que podem explorar com o turismo durante o mês de julho. Nosso objetivo agora é garantir geração de emprego e renda para a população mais vulnerável”, pontua César Moura, secretário da Retomada.

Parceiro no evento, o Sebrae vai acompanhar a caravana da pré-temporada para dar consultoria a micro e pequenos empreendedores, mostrando como gerar renda aproveitando o turismo na região. As prefeituras também entram como parcerias garantindo tendas para vacinação.