A Caixa Econômica Federal antecipou para este sábado (08), o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em março, abril e maio. Mais de 7,7 milhões de brasileiros tem direito ao saque neste lote. Isso representa mais de R$11,2 bilhões que estarão nas mãos dos trabalhadores.
Muitos já sabem como vão gastar o FGTS. Outros ainda não sabem o que farão com o dinheiro extra que irão obter. E alguns não sabem nem se possuem ou não o direito ao saque. Antes de ir a agência recomenda-se que o interessado consulte as contas inativas do FGTS no site da caixa.
Diversos consultores possuem inúmeras dicas do que fazer com o dinheiro do FGTS. Mas a principal e a que todos concordam é: pense muito antes de agir. É importante que haja um planejamento financeiro. O dinheiro extra pode acabar gerando uma nova dívida se não for utilizado com sabedoria. Portanto, analise bem o que você pode ou não fazer e sua situação
O presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos dá dicas para quem não sabe o que fazer com esse dinheiro:
Situação de dívida ou inadimplência
Se você possuir alguma dívida ou estiver inadimplente, o dinheiro do FGTS pode ter vindo em boa hora. Caso o valor a ser resgatado seja suficiente para quitar alguma dívida em atraso totalmente, é interessante que isso ocorra. Mas, mesmo que a dívida total ultrapasse o valor a ser recebido pelo FGTS, o devedor pode renegociar a dívida ou pagar parte dela para amortizar os juros.
De uma forma ou de outra, o principal a ser feito nessa situação delicada é se educar financeiramente, ou seja, mudar seu comportamento para não mais retornar à inadimplência. O primeiro passo é olhar para a sua situação de forma honesta e levantar todos os números, traçando um planejamento para renegociar a dívida – agora ou no futuro – em parcelas quem respeitem o orçamento mensal.
Situação equilibrada
Caso sua situação esteja mais confortável e você não tenha em meta com o que irá gastar o valor recebido, tome cuidado. Muitos tendem a gastar esse dinheiro com coisas supérfluas. É recomendado que no caso do dinheiro não ter um destino importante, ele seja investido. Aplicar na poupança, CDB ou tesouro direto pode ser um bom negócio para realizar um sonho no futuro.