Saiba os desdobramentos do incêndio ocorrido no antigo Banana Shopping

O antigo Banana Shopping, no centro de Goiânia, deve iniciar em breve uma reforma para consertar os estragos causados pelo incêndio ocorrido há duas semanas. O espaço já iniciou o processo junto à Defesa Civil para começar as intervenções. Ao final, o órgão deve ser acionado para uma vistoria final que pode liberar o prédio para as atividades comerciais e entrada de público.

Informações obtidas com exclusividade pela reportagem do Diário do Estado apontam que a administração do shopping já recebeu o aval de desinterdição temporária após apresentação de um documento  assinado por um responsável técnico com a discriminação de toda a reforma. Com a autorização, o CineX pode começar a recuperar a infraestrutura que teve investimento de R$5 milhões.

O proprietário do cinema, Adriano Oliveira, diz que três das cinco salas foram completamente atingidas pelas chamas enquanto uma queimou parcialmente e apenas uma ficou intacta. A cafeteria em homenagem ao artista plástico Siron Franco também não foi atingida. Uma das hipóteses é que o fogo tenha começado no cinema.

“Acredito que se entrarmos logo com a reforma, em 60 dias podemos concluir e conseguir realizar eventos como a 14ª edição da Mostra O Amor, a Morte e as Paixões”, afirma ele.

Segundo o coordenador Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil da capital, Robledo Mendonça, o fogo atingiu todo a parte superior do prédio, inclusive a estrutura do telhado, que deverá ser reconstruída.

Sigilo

Ainda não há data para liberação de laudos conclusivos sobre o incêndio. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia  de Goiás (Crea-GO) aguarda o resultado de investigações dos Bombeiros e da Polícia Técnica Científica para divulgar o da autarquia. Por enquanto, as autoridades envolvidas preferem manter as investigações em sigilo.

O que se sabe até o momento é que não havia equipamentos de prevenção e combate às chamas, segundo afirmaram bombeiros envolvidos na operação de combate ao incêndio. A corporação informou que uma perícia de âmbito interno foi finalizada, mas não pode divulgar detalhes. A avaliação do Crea apontará supostas falhas de profissionais responsáveis por manutenções preventivas e pelas instalações de combate a incêndio.

Espanto

No dia do incêndio, uma fumaça preta podia ser vista a quilômetros de distância e assustou quem passava pela região do centro de Goiânia. O trânsito teve de ser interrompido e o local evacuado.  Não houve vítimas. Além do prédio onde funcionava o shopping,  um edifício foi atingido. Moradores disseram que a fiação dos chuveiros e o telhado foram consumidos devido às altas temperaturas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos