Press "Enter" to skip to content

Saiba quando e como será o sorteio da Copa do Mundo de 2022

Última atualização 22/03/2022 | 16:19

A Copa do Mundo de 2022 está se aproximando. A disputa acontece entre novembro e dezembro próximos. Você já sabe como funcionará o sorteio dos grupos? A FIFA divulgou alguns detalhes a respeito da principal competição futebolística do planeta, que já possui confirmação de 15 das 32 equipes participantes. Segundo a entidade máxima do futebol, o sorteio oficial das chaves acontecerá no dia 1º de abril, às 13h, e utilizará o ranking de seleções como base.

Detalhes do sorteio da Copa do Mundo

Antes de mais nada, vamos à lista dos times confirmados na Copa do Mundo de 2022: Catar (anfitrião), Brasil, Argentina, Dinamarca, Alemanha, França, Bélgica, Espanha, Croácia, Sérvia, Inglaterra, Holanda, Suíça, Irã e Coreia do Sul. Até o dia do sorteio, serão 29 seleções com a passagem carimbada ao Catar.

Para definir as chaves do Mundial, o ranking oficial da FIFA será levado em conta. Desta forma, cada equipe estará em um pote. No Pote 1, figuram os sete melhores times da atualidade, de acordo com a lista. Já no Pote 2, estarão do 8º ao 15º colocados. No Pote 3, aqueles entre a 16º e a 23º posições, e no Pote 4, o restante dos classificados.

O que se sabe é que o Catar será o cabeça de chave do Grupo A, por ser o anfitrião. Além disso, a FIFA confirmou que não poderá haver seleções de uma mesma confederação ocupando uma chave. Não será possível Brasil e Argentina caírem no mesmo grupo, por exemplo.

No entanto, essa regra não se aplica à Europa. Como o Velho Continente possuirá 13 representantes, inevitavelmente alguns ocuparão o mesmo grupo. Contudo, vale ressaltar novamente que o ranking será a base. Portanto, Bélgica e França, ou Espanha e Inglaterra, não estarão na mesma chave, pois serão sorteadas a partir de um mesmo pote.

O ranking da FIFA será atualizado no dia 31 de março, após as disputas internacionais dos próximos dias. Para cumprir tabela, o Brasil enfrentará o Chile na próxima quinta (24), às 20h30, pelas Eliminatórias da América do Sul. Em seguida, medirá forças com a Bolívia na outra terça (29), também às 20h30, pela rodada final.