Press "Enter" to skip to content

Saneago supera 33 mil km de rede de distribuição de água tratada

Última atualização 03/11/2023 | 17:26

Para garantir a saúde e a qualidade de vida das 6 milhões de pessoas atendidas em Goiás, a Saneago implantou mais de 33 mil quilômetros de rede de distribuição de água tratada, de norte a sul, de leste a oeste.

Já o esgotamento sanitário avançou de 60% para 72% de cobertura, desde 2019, e os serviços continuam em expansão. A companhia está presente em 223 cidades – dos menores municípios e regiões mais distantes aos grandes centros urbanos. Exemplo disso é o esgotamento sanitário, que alcançou mais 940 mil pessoas nos últimos quatro anos e meio, chegando a 4,4 milhões de cidadãos.

“O objetivo do Estado é oferecer qualidade de vida com saneamento básico e água tratada ao cidadão, com taxas e tarifas compatíveis”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, durante evento recente de assinatura de contrato para estudos de parceria-público-privada no setor.

SANEAGO DE NORTE A SUL

São Miguel do Araguaia é a cidade mais ao extremo Norte goiano. Os serviços de abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário são universalizados no município, que conta com 95% e 90% da população urbana atendida, respectivamente.

A Saneago executou uma série de medidas operacionais, como construção de barramento, perfuração e interligação de novos poços e instalação de um grupo gerador e de uma bomba extra em represa próxima ao manancial que abastece a cidade.

Do outro lado de Goiás, no extremo Sul, encontra-se Itajá. Distante 806 quilômetros de São Miguel do Araguaia, seguindo pela GO-164, o município conta com 4.380 pessoas, segundo o censo do IBGE realizado em 2022.

O abastecimento de água em Itajá é universalizado, com atendimento a 100% da população urbana. Um dos destaques no município é o índice de perdas na distribuição de água, em torno de 29%, portanto menor do que a média nacional, que é de 40%, e é resultado de um trabalho constante de manutenção da rede.

SANEAGO DE LESTE A OESTE

Em Mambaí, município mais ao Leste de Goiás, a cobertura com água tratada também chega a 100% da população urbana. Com a implantação de novos hotéis-fazenda e pousadas para receber os turistas interessados nas belezas naturais do município, a Saneago está investindo na ampliação do sistema para acompanhar o crescimento da cidade.

Já no extremo Oeste goiano, encontra-se Aragarças, mais precisamente na divisa de Goiás com Mato Grosso. A captação de água para o abastecimento da população é feita no Rio Araguaia, que divide os dois estados. A cidade conta com uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional e quatro centros de reservação, com capacidade para abastecer com qualidade e regularidade toda a população.

Dos grandes centros urbanos, como a grande Goiânia, até os municípios nas extremidades do estado, a preocupação da Saneago é a mesma: garantir o abastecimento de água em quantidade e qualidade para todos.

“O governador sempre coloca que não podemos escolher o município que queremos trabalhar. A maior parte dos municípios que atendemos são pequenos, muitos municípios carentes, distantes. Mesmo assim, por sermos uma empresa estatal com viés social, não escolhemos. Nós temos de funcionar e dar segurança no abastecimento de forma igual em todos os lugares, sem distinção”, explica o presidente da empresa, Ricardo Soavinski.